Início
>
Diversão
>
Artesanato para fazer com ou oferecer às crianças

Artesanato para fazer com ou oferecer às crianças

Artesanato para fazer com ou oferecer às crianças

A imaginação é o melhor brinquedo de uma criança, mas também pode usá-la quando pensar em oferecer ou criar um brinquedo artesanal para os seus filhos ou outras crianças. Para além de criar um brinquedo original, esta será uma forma de poupar e oferecer algo mais especial, pois foi criado pelas suas mãos. Estes exemplos, que incluem atividades como crochê, origami, costura, recorte, pintura… são apenas alguns em que se pode basear para criar brinquedos com as suas próprias mãos.

Um palhaço feito de um simples copo de papel

Um copo de papel pode dar origem a um divertido palhaço para qualquer criança brincar. A fantasia dá origem a brincadeiras divertidas, e com um copo poderá criar palhaços ou bonecas, adornando-o com os materiais certos, de acordo com a temática.

 

Um saco colorido para os brinquedos

Qualquer criança gosta de imitar os adultos, e ter um saco, onde pode levar o seu brinquedo favorito quando for sair, ou para transportar os seus brinquedos para a praia, é uma ótima escolha. Escolha um tecido colorido e alegre, que pode até aproveitar de uma peça de vestuário que já não use; depois com agulha e dedal ou com uma máquina de costura, é fácil criar o saco perfeito para qualquer criança passear.

Imagem flickr

Máscaras de papel

Quem não se recorda do Carnaval, das máscaras que fazíamos na escola com apenas um pouco de cartolina, marcadores ou pedaços de papel colorido? Também poderá fazer isso para os seus filhos, que apenas terão de dar vida às personagens! Poderá também fazer esta atividade em conjunto com os seus filhos, visto que é uma atividade fácil e divertida de partilhar com a pequenada. No final, crie um pequeno teatro com as personagens.

Imagem flickr

Carimbos de borracha

Os carimbos de borracha fazem parte do imaginário dos pais de muitas crianças. Eram usados na escola para aprender o alfabeto, colorir desenhos ou simplesmente para brincar e construir histórias com as inúmeras hipóteses existentes. Poderá construir os seus através de um pedaço de borracha esculpido e um suporte simples de madeira. Depois, basta comprar diversas esponjas, embebê-las em tinta não tóxica e lavável, para as crianças darem asas à sua imaginação. A pequenada adora brincar com carimbos!

Imagem: artemix

Uns óculos originais

Existem tantas peças que basta olhar para elas de uma perspetiva diferente para conseguir dar-lhes uma nova vida. Neste caso, com apenas um suporte descartável e um elástico para os prender, criaram-se óculos divertidos para horas de disfarce e brincadeira!

 

Imagem flickr

Uma árvore da imaginação

As crianças adoram tudo que lhes desperte a imaginação, podem ser livros, brinquedos ou apenas um desenho criativo. Dê vida à decoração do quarto das crianças, pintando uma árvore da imaginação numa das paredes. Aqui elas poderão sonhar, viver aventuras, despertar para a criatividade, tudo conseguido de uma forma muito simples.

 

Imagem flickr

Um sofá personalizado

Os sofás podem ser locais proibidos a canetas e tintas, mas com outra perspetiva podem ser casa de todos estes materiais. Com marcadores ou tintas para tecido, crie com os seus filhos o sofá da brincadeira e dê a um sofá velho e sem vida uma nova e divertida vida! Hoje em dia, nas grandes cadeias de mobiliário conseguem-se comprar sofás destes novos, muito baratos, por isso, não se preocupe com os custos, mas sim com o que vai pintar. Os miúdos vão adorar!

 

Imagem flickr

Vasos de vidro coloridos

Há tantos vidros que vão para a reciclagem, mas também podem ser reciclados com a ajuda da pequenada. Com tintas para este efeito, podem personalizar frascos de vidro ou até vasos de plantas, com elementos que as crianças apreciem particularmente. Frascos de compotas, iogurte… servirão posteriormente para encher com lápis de cor, berlindes, Legos…

Imagem flickr

Brinquedos geométricos em tecido

Os brinquedos geométricos são ótimos para ajudar na aprendizagem das crianças e também para darem asas à criatividade, especialmente se tiverem a dupla função de serem maleáveis, funcionando como almofadas. Com restos de tecidos e enchimento de almofadas, crie estas figuras geométricas que serão fantásticas para apender e para brincar sem magoar.

Imagem  flickr

Brinquedos de origami

O origami é uma fonte infindável de formas, e também de potenciais brinquedos. É um tipo de artesanato que implica a dobragem de papel, criando as mais espantosas peças, muitas delas excelentes para entreter a pequenada. A Internet está cheia de tutoriais de origami que pode usar para iniciar-se nesta arte japonesa. Poderá começar por criar figuras mais simples com a ajuda dos seus filhos, e depois evoluir para outras mais complicadas.

 

 

Brinquedos de crochet

O crochê e o tricô são duas técnicas que, para além de artesanais, são excelentes para criar brinquedos extraordinários. Nem sempre a função destas técnicas é criar napperons ou camisolas de inverno, pois, como se pode ver nas imagens, a sua limitação termina onde a sua imaginação também terminar. 

 

 

 

 

Imagem: flickr

 

Classifique o artigo