Como é que o Dia da Criança é celebrado à volta do mundo | Pequenada
Início
>
Educação
>
Como é que o Dia da Criança é celebrado à volta do mundo

Como é que o Dia da Criança é celebrado à volta do mundo

Como é que o Dia da Criança é celebrado à volta do mundo
Crianças contentes e sorridentes
Crédito da Imagem: 1

Embora o Dia da Criança seja assinalado em datas diferentes, dependendo do país em questão, a verdade é que, independentemente disso, esta é uma celebração com princípios comuns: os direitos universais das crianças e, claro, trazer-lhes um sorriso aos lábios com as inúmeras atividades e miminhos que marcam esta data um pouco por todo o mundo.

Portugal

Em Portugal, o Dia da Criança é assinalado no dia 1 de Junho e é muito comum as escolas (e até os municípios) organizaram atividades lúdicas, especialmente dedicadas às crianças.

Brasil

No Brasil, o Dia da Criança é celebrado no dia 12 de Outubro, um feriado nacional que coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. É comum as crianças receberem presentes nesta data!

Estados Unidos da América

Sem data fixa, o Dia da Criança nos Estados Unidos é celebrado anualmente no primeiro ou segundo domingo de Junho, com cerimónias e atividades apropriadas. Para além disso, esta é uma celebração enquadrada na Semana da Família.

Canadá

No Canadá, o Dia da Criança acontece a 20 de Novembro, respeitando assim a data da adoção da Declaração Universal dos Direitos da Criança pelas Nações Unidas em 1959. Embora não aconteça nenhuma programação especial pretende-se, acima de tudo, homenagear as crianças.

Austrália

Os australianos celebram o Dia da Criança na quarta quarta-feira de Outubro, mas o dia está enquadrado na Semana da Criança que, dedicada a um tema diferente todos os anos, tem como principal missão fazer com que as crianças possam desfrutar da sua infância em pleno. Existem atividades para todos os gostos, organizadas pelas mais diversas instituições e entidades – neste país, ninguém é indiferente ao Dia da Criança!

Noruega

O Dia da Criança na Noruega assinala-se a 17 de Maio e coincide com o Dia da Noruega, um feriado nacional onde as crianças têm grande protagonismo, como cidadãos de hoje e de amanhã, participando ativamente em desfiles onde também é costume levarem pequenas bandeiras da Noruega nas mãos.

Nova Zelândia

O Dia da Criança assinala-se sempre no primeiro domingo de Março na Nova Zelândia, onde as crianças são honradas como sendo “taonga” (em Maori significa “tesouro”) e o dia é passado em família. É costume o Dia da Criança na Nova Zelândia ser subordinado a um tema distinto todos os anos.

México

30 de Abril é o Dia da Criança no México, onde as aulas habituais são substituídas por jogos e canções, sendo que as crianças também levam as suas comidas preferidas para a escolha, onde partilham com os colegas. Existem comemorações especiais um pouco por toda a parte e não é raro ver famílias inteiras a celebrar a data em conjunto.

Colômbia

No dia 4 de Julho celebra-se o Dia da Criança na Colômbia, onde as escolas organizam atividades alusivas à data e é tradição as crianças usaram máscaras de palhaços.

Peru

No Peru, o Dia da Criança é comemorado no terceiro domingo de Agosto, num dia em que as crianças são celebradas pelos pais, que lhes oferecem um presente. As atividades escolares em torno do Dia da Criança decorrem na sexta-feira anterior e, durante vários dias, as lojas oferecem descontos numa grande variedade de produtos (nomeadamente roupa, brinquedos, eletrodomésticos e artigos eletrónicos) em honra da data.

China

Na China, celebra-se o Dia da Criança a 1 de Junho e há muitos anos que, nessa dia, as crianças são dispensadas da escola, podendo assim participar em atividades divertidas como cinema ou campismo. Também é comum os filhos de funcionários públicos receberem um presente por parte do próprio governo.

Japão

No Japão, o Dia da Criança é comemorado no dia 5 de Maio, um feriado nacional que é celebrado com pompa, circunstância e muita tradição – nomeadamente em termos de decoração, alimentação e do cumprimento de alguns costumes antigos.

Coreia do Sul

5 de Maio também é a data em que se celebra o Dia da Criança na Coreia do Sul onde, para além de serem dispensadas das aulas, as crianças festejam vestidas com trajes tradicionais, recebendo ainda presentes por parte dos pais.

Tailândia

A Tailândia elegeu o segundo sábado de Janeiro como o seu Dia da Criança e é costume o primeiro-ministro batizar a data com um tema específico todos os anos. Há lugar para diversão e alegria, mas também para responsabilidade e educação, pois, as crianças são o futuro de qualquer país!

África

Na África do Sul, o Dia da Criança coincide com o Dia da Natal, por isso, passa um pouco despercebido. Na África Central, a data é assinalada todos os anos no primeiro sábado de Novembro.

Índia

Na India, o dia 14 de Novembro foi escolhido como o Dia da Criança pois é a data de nascimento de Pandit Jawaharlal Nehru, o primeiro primeiro-ministro da Índia independente. Pandit adorava crianças e as crianças adoravam Pandit, a quem tratavam carinhosamente por tio. Esta é, acima de tudo, uma data de grande festa e alegria para as crianças que na escola dispõem de inúmeros eventos organizados para si (os professores cantam e dançam para elas, o diretor da escola oferece uma rosa a cada criança), sendo igualmente habitual receberem presentes e miminhos extra por parte dos pais!

Egipto

Em conformidade com a data em que as Nações Unidas adotaram a Declaração Universal dos Direitos da Criança, também o Egipto celebra o Dia da Criança a 20 de Novembro, geralmente em clima de alegria, com festas e jogos especificamente organizados para as crianças.

Turquia

Na Turquia, o Dia da Criança é celebrado a 23 de Abril, data em que as escolas são decoradas a preceito e as crianças envergam trajes festivos para comemorar o dia que lhes é dedicado. Mais tarde, as crianças saem às ruas para, não só desfilarem nas suas roupas tradicionais, como protagonizar algumas danças nativas.

Classifique o artigo