Como preparar as crianças para o regresso às aulas | Pequenada
Início
>
Educação
>
Como preparar as crianças para o regresso às aulas

Como preparar as crianças para o regresso às aulas

Como preparar as crianças para o regresso às aulas
Criança de regresso às aulas
Crédito da Imagem: 1

Depois de um Verão sem horários, dias passados ao ar livre e com muita diversão à mistura, chega a hora de preparar a mochila e de regressar às aulas. De forma a facilitar esta transição, saiba o que fazer para preparar as crianças para o regresso às aulas.

Horários de deitar e levantar. O regresso às aulas e à rotina implica horários escolares, ou seja, as crianças já não se podem deitar e levantar às mesmas horas que o faziam durante as férias de Verão. As crianças precisam de dormir bem para terem energia suficiente para o dia-a-dia, por isso, cerca de 1 a 2 semanas antes do início das aulas, coloque em vigor o horário de deitar e levantar que as crianças normalmente praticam no tempo de aulas. Assim, quando o despertador tocar no primeiro dia de escola, elas estarão preparadas.

Vestuário e calçado. O regresso às aulas é ainda sinónimo do fim do Verão e do início do Outono, por isso, é necessário organizar o guarda-roupa das crianças. Antes do início do ano letivo, passe a pente fino toda a roupa e calçado da criança, incluindo uma sessão de provas, para determinar o que serve, o que não serve, o que pode ser passado ao irmão mais novo e o que precisa de ser comprado. Assim, na hora de voltar para a escola, terá tudo organizado, o que facilitará muito a rotina diária de todos.

Compras escolares. Começar um novo ano letivo é poder comprar algumas coisas novas, que são necessárias para o regresso às aulas: mochila e material escolar novinho em folha é sempre motivo de orgulho! Este é um ritual que as crianças adoram e pode ser uma boa forma de as animar com a proximidade do primeiro dia de aulas. Faça um inventário daquilo que a criança tem e do que precisa para o ano escolar, convide-a a ir às compras consigo (é importante levar já uma lista para não ultrapassar o orçamento e evitar birras na loja), deixando que a criança escolha um ou dois artigos do seu agrado.

Preparar o espaço de estudo. Com o material escolar comprado, é fundamental organizar o espaço de estudo em casa. Pode ser um recanto da cozinha com uma pequena mesa ou uma secretária instalada no quarto da criança – o importante é que exista um espaço de estudo apropriado para a criança e apetrechado com tudo o que ela precisa para brilhar no novo ano letivo. Esse também deve ser o local eleito para guardar tudo aquilo que estiver relacionado com a escola, desde a mochila e cadernos, aos documentos e livros escolares: assim saberão sempre onde encontrar tudo o que precisam.

Pensamentos positivos. Enquanto algumas crianças não veem a hora de voltar à escola, outras choram só de pensar no regresso às aulas. Nestes casos, e para facilitar o regresso à rotina, é importante focar os aspetos positivos do regresso às aulas: material escolar novo, roupa e calçado novo, voltar a ver os amigos, voltar a ver os professores, aprender coisas novas, regresso às atividades extracurriculares que tanto gostam…

Visitar a escola. Não espere pelo primeiro dia de aulas para regressar à escola com a criança – faça-o antes! As férias de Verão são muito tempo sem contacto com a escola e até mesmo com recordações da mesma, por isso, e para evitar a ansiedade que muitas crianças sentem com o regresso às aulas, visite a escola com a criança várias vezes antes do início do ano letivo. Pode passar pela escola de carro diariamente ou ir brincar para o seu parque ou espaço de recreio no final da tarde. É bom que a criança se volte a familiarizar com a escola, antes do primeiro dia de aulas.

Rever “velhos” amigos. Outra forma de preparar as crianças para o regresso às aulas é organizar um re-encontro com os amigos da escola – aproveite o facto de ainda ser Verão para organizar um lanche ao ar livre ou se quiser uma ideia mais divertida, porque não uma festa do pijama? Colocar as crianças em contacto umas com as outras antes do início do ano letivo será uma boa forma de não só quebrar o gelo, como entusiasmar as crianças que estão menos relutantes em voltar para a sala de aulas.

Rotinas familiares. O regresso às aulas significa, para muitas pessoas, o regresso à correria e ao stress do dia-a-dia. Para evitar noites e manhãs caóticas, estabeleça uma rotina, que é depois comunicada à criança. Comece por delinear aquilo que a criança deve fazer quando se levanta (ir à casa de banho, vestir-se, tomar o pequeno-almoço…); como vai para a escola ou quem a vai levar; onde vai almoçar; quem a vai buscar no fim das aulas; o que deve fazer quando chega a casa (tomar banho, vestir o pijama, fazer os trabalhos de casa, brincar, jantar, …); o que deve fazer antes de dormir (preparar a mochila para o dia seguinte, ajudar a mãe/pai a escolher a roupa para o dia seguinte, ler uma história, dormir…). As crianças funcionam melhor com rotinas e se souberem exatamente aquilo que têm para fazer, o regresso às aulas vai correr sobre rodas. Bom ano letivo!

Classifique o artigo