Como fazer com que as crianças lavem os dentes | Pequenada
Início
>
Saúde & Crescimento
>
Como fazer com que as crianças lavem os dentes

Como fazer com que as crianças lavem os dentes

Como fazer com que as crianças lavem os dentes
Criança a lavar os dentes
Crédito da Imagem: 1

Um hábito saudável que todas as crianças devem aprender, lavar os dentes ou pode ser uma atividade fascinante ou então algo que não gostem nada de fazer. Independentemente de gostarem ou não, é importante ensinar e incentivar as crianças a lavarem os dentes pelo menos duas vezes por dia… a bem da sua saúde oral.

Quando é que se deve começar a lavar os dentes de uma criança?

A higiene oral é algo que deve ser respeitada a começar com os bebés, altura em que se utiliza uma pequena toalha embebida em água para lavar as suas gengivas. A partir do momento em que a criança já tem dentes, deve adquirir uma escova de dentes suave e apropriada à sua idade; procurando lavar os dentes duas vezes por dia – de manhã e à noite. Para além disso, deve ter ainda alguns cuidados na escolha da pasta de dentes, optando por uma que seja adequada à idade da criança. Regra geral, enquanto as crianças não conseguirem bochechar e cuspir, não devem utilizar pasta de dentes com flúor porque engolir quantidades excessivas da mesma pode levar à descoloração dos dentes. Quando já conseguirem bochechar e cuspir, podem utilizar uma pasta de dentes com flúor ou a mesma que os restantes elementos da família utilizam. A quantidade recomendada de pasta de dentes para uma criança é do tamanho de uma ervilha; para crianças mais pequenas metade dessa quantidade é mais do que suficiente.

Lavo eu, lavas tu

Lavar os dentes corretamente é algo que os adultos devem ensinar às crianças e, embora seja uma atividade que exija alguma paciência, o investimento inicial valerá a pena se a criança aprender este hábito cedo e o passar a cumprir diariamente. Inicialmente, terá de ser o adulto a lavar os dentes à criança, segurando a sua cabeça com uma mão e a escova de dentes com a outra. Posicione a escova num ângulo de 45 graus com as cerdas apontadas na direção das gengivas e utilize movimentos circulares para lavar as superfícies exteriores, interiores e superiores dos dentes, sem esquecer a língua (tenha apenas o cuidado de não chegar a escova muito atrás, para não provocar o reflexo de engasgo). À medida que a criança for crescendo é importante incentivá-la para ser ela mesma a lavar os seus próprios dentes – mostre como é que se faz antes e vá ajudando ao longo do processo. No entanto, mesmo que a criança passe a lavar os seus dentes sem a ajuda de ninguém, é importante supervisionar esta rotina diária para assegurar que está a ser bem feita.

Dicas para tornar a lavagem dos dentes divertida

  • Deixe que a criança escolha a sua própria escova de dentes, assim poderá optar por um modelo com algum desenho animado ou boneca preferida, o que pode ser um incentivo para lavar os dentes.
  • Faça desta atividade um momento familiar, ou seja, lave os seus dentes ao mesmo tempo que a criança lavar os dela. Já sabe que as crianças espelham os comportamentos dos adultos, por isso, aproveite e toca a lavar os dentes em conjunto!
  • Lavem os dentes um ao outro alternadamente, aproveitando para ensinar à criança a forma correta de o fazer.
  • À medida que vão lavando, contem os dentes que já estão escovados – para além de assegurar a lavagem de todos, é uma forma de entreter a criança e de praticar os números.
  • Enquanto a criança lava os dentes, segure um espelho junto da sua boca para ela poder visualizar exatamente o que está a fazer e para que nenhum dente escape à sua limpeza diária.
  • Coloque uma música que a criança goste a tocar, não só para animar esta tarefa, mas para que a criança saiba que a lavagem dos dentes só fica completa no final da canção.
  • Em vez da música, pode colocar um temporizador de cozinha na casa-de-banho para cronometrar o tempo adequado para a lavagem dos dentes (pelo menos dois minutos), fazendo até uma “corrida” para ver quem consegue terminar primeiro até ao toque do temporizador.
  • Utilize sons divertidos como “ahhhhhhh” ou “iiiiiiiiiiiiiii” para assegurar que a criança abra bem a boca e afasta os lábios enquanto lava os dentes.
  • As crianças adoram ouvir as suas histórias preferidas vezes sem conta, por isso, invente uma pequena história que conta exclusivamente à hora de lavar os dentes – o ideal é essa história estar relacionada com a própria escovagem.
  • Deixe a criança levar o seu peluche ou boneca preferida para a casa-de-banho para que esta possa vê-la enquanto lava os dentes, ao mesmo tempo que a criança a “ensina” como se faz.  
  • Deve tentar fazer da lavagem de dentes um ritual como qualquer outro – faça-o sempre depois do jantar ou logo depois de vestir o pijama e antes de lerem a habitual história de adormecer. Se fizer parte da rotina diária, lavar os dentes deixa de ser uma chatice e passa a ser uma coisa normal.