Início
>
Alimentação
>
Como fazer com que as crianças bebam mais água

Como fazer com que as crianças bebam mais água

Como fazer com que as crianças bebam mais água
Copo com bolhas de ar no vidro
Crédito da Imagem: 1

O consumo diário de água é fundamental para assegurar a saúde plena de qualquer pessoa, tornando-se crucial nas crianças que nem sempre têm a perceção da sede e raramente param de brincar ou correr para ir beber um copo de água. Porém, é precisamente devido à intensa atividade física das crianças que estas necessitam de beber muita água, quer no Verão, quer no Inverno. Aplique estes truques no dia-a-dia e veja a sua criança 100% hidratada.

Educação H2O. Não descure a importância da água na dieta alimentar, nem a sua ação na prevenção de inúmeras doenças e perturbações da saúde – aliás, deve transmitir esta informação às crianças continuamente para que elas possam enraizar, desde cedo, que a água é uma coisa boa e realmente essencial para o seu crescimento e bem-estar. A água deve ser sempre a primeira e única escolha no que toca a bebidas para crianças!

Elimine substitutos.Se tiver o frigorífico cheio de sumos e refrigerantes, é lógico que a criança irá mais rapidamente optar por uma destas sugestões em vez de água. Mas, como “longe da vista é longe do coração”, se não tiver esse tipo de bebidas disponíveis em casa, então as crianças irão obrigatoriamente beber água até esse se tornar num ato e num hábito completamente natural. Faça questão de servir sempre água às refeições e mesmo fora delas – quando der por ela as crianças beberão água sem reclamar!

Água apelativa. Torne a água mais interessante aos olhos de uma criança ao adicionar algumas fatias de limão, laranja ou até algumas folhas de hortelã ou menta. Veja qual a combinação que melhor resulta, ou seja, que leve as crianças a beberem mais água, e repita!

A minha garrafa. Numa próxima ida às compras, deixe a criança escolher uma garrafa de água reutilizável ou um copo com tampa. Se cada criança tiver a sua própria garrafa ou copo de água preferido (com o seu boneco ou cor favorita, por exemplo), ingerir água vai tornar-se mais divertido, menos enfadonho. Para além disso, será mais fácil controlar a quantidade de água que a criança vai bebendo ao longo do dia – basta encher e ir verificando.

É só pegar! Para ser consumida pelas crianças, a água tem de estar à vista e ser de fácil acesso e é por isso que é boa ideia investir numa garrafa de água reutilizável ou num copo com tampa, pois, assim estes objetos podem ser colocados junto à zona de brincadeiras ou acompanhá-los num passeio de bicicleta. Se as crianças forem mais velhas e já tiverem a capacidade de encher um copo de água sozinhas, certifique-se que tenha uma jarra de água em cima da mesa da cozinha ou numa prateleira mais baixa do frigorífico para que as crianças se possam servir facilmente.

Com gelo. As crianças adoram gelo, por isso, experimente colocar algumas pedras de gelo no seu copo de água para incentivar o seu consumo. Se tiver receio que as crianças engulam ou se engasguem com o gelo, dê-lhes uma palhinha para beber – outra boa motivação para beber mais água!

Água para levar. Sempre que tiverem uma saída em família, façam questão de levar água suficiente para as crianças, pois, como já deve ter reparado, mal saem de casa têm sempre sede! Em vez de ir a correr comprar a primeira bebida que conseguir para saciar a sede da pequenada, terá sempre à mão água – um excelente hábito para criar nas crianças.

Seja um bom exemplo. Se há coisa que as crianças sabem fazer bem é imitar os pais, por isso, pratique aquilo que passa os dias a ensinar e a motivar – beba água pela sua saúde… e pela saúde dos seus filhos!

Classifique o artigo