10 filmes animados que todas as crianças devem ver | Pequenada
Início
>
Diversão
>
10 filmes animados que todas as crianças devem ver

10 filmes animados que todas as crianças devem ver

10 filmes animados que todas as crianças devem ver
Criança a ver televisão
Crédito da Imagem: 1

Além do entretenimento que propiciam, os filmes para crianças podem ser bons instrumentos educacionais, uma vez que apresentam mundos repletos de notáveis bandas sonoras, magia, emoções e nobres valores humanos: a importância da amizade, da solidariedade, dos sonhos, da coragem, da persistência, da luta pelos objetivos, da liberdade, do respeito pelos outros e pela natureza, da justiça, do amor. Animados e educacionais, estes são 10 filmes que todas as crianças devem ver… aproveite para ver com elas!

1. O Rei Leão (The Lion King, 1994)

Este filme conta-nos a história de um pequeno leão, Simba, filho do Rei Leão. Obrigado a fugir do reino sozinho, pelos planos e malvadez do seu ambicioso tio, o pequeno Simba encontra dois companheiros de aventura, que lhe dão a conhecer uma forma alegre e despreocupada de estar na vida. Assim cresce o pequeno Simba, até que decide voltar ao reino e lutar para assumir o lugar que justamente lhe pertence.

Temáticas educacionais: o exemplo de coragem e responsabilidade do personagem principal, quando decide regressar ao reino para assumir os seus direitos e deveres.

2. À Procura de Nemo (Finding Nemo, 2003)

Encontramos aqui a divertida história de um pequeno peixe-palhaço, Nemo, que é superprotegido pelo pai. Para lhe provar que é autónomo, Nemo resolve afastar-se, acaba por ser capturado por um mergulhador e colocado num aquário. O pai, determinado a encontrá-lo, inicia uma longa busca pelo mar.

Temáticas educacionais: a importância da família; o equilíbrio entre proteção e confiança nas relações entre pais e filhos.

3. Aladdin (Aladdin, 1992)

Inspirado no livro das Mil e Uma Noites, vemos neste filme encantador a famosa história do rapaz de rua que se apaixona pela princesa, é preso e encontra a lâmpada mágica, libertando o génio que lhe permite realizar três desejos. O que é que ele vai pedir?

Temáticas educacionais: as vantagens de ser genuíno e verdadeiro; a coragem; o amor.

4. A Bela e o Monstro (Beauty and the Beast, 1991)

Neste conto de fadas, a bonita e inteligente Belle é feita prisioneira num castelo por um monstro. Contudo, vai-se apercebendo que, por baixo da aparência hedionda do Monstro, existe um verdadeiro príncipe encantado.
Temáticas educacionais: a importância do caráter e da beleza interior; o convívio saudável com as diferenças e a necessidade de não julgar nada nem ninguém exclusivamente baseado na sua aparência.

5. Dumbo (Dumbo, 1941)

O pequeno elefante Dumbo é ridicularizado por ter as orelhas demasiado grandes. É defendido pela sua mãe e tem um único amigo, o rato Timóteo. Contudo, Dumbo vai descobrir que as suas grandes orelhas afinal permitem-lhe voar.

Temáticas educacionais: este filme ensina a viver com a diferença, a procurar o lado positivo das características de cada um, apela à tolerância e à não-discriminação.

6. Shrek (Shrek, 2001)

Neste divertido filme, o solitário Shrek, um grande ogre verde, é incumbido de ir libertar a linda princesa Fiona, que vive num castelo guardado por um dragão. Ao longo da viagem de regresso, a princesa e o ogre apaixonam-se.

Temáticas educacionais: vencer os preconceitos ligados às aparências; a importância da nobreza de caráter e de sentimentos; a amizade.

7. Madagáscar (Madagascar, 2005)

Quando a zebra Martin decide fugir do zoo e conhecer o mundo fora do cativeiro, os seus 3 amigos partem à sua procura. São todos capturados e embarcam num navio para África, rumo à vida em liberdade. Contudo, o grupo vai parar à ilha de Madagáscar, onde tem de aprender a sobreviver.

Temáticas educacionais: a importância da amizade nas diferentes etapas da vida; os perigos da desobediência e a necessidade de cumprir regras.

8. A Idade do Gelo (Ice Age, 2002)

Este filme mostra-nos as espantosas aventuras de 3 animais – uma preguiça, um mamute e um tigre – que acabam por se ver juntos na missão de devolver uma bebé humana à sua tribo.

Temáticas educacionais: ressalta deste filme a importância da amizade, da lealdade e do companheirismo, valores essenciais à natureza humana.

9. Toy Story (Toy Story, 1995)

No quarto de Andy, um menino de 8 anos, os brinquedos têm vida quando os humanos não estão por perto. Aproximando-se o aniversário de Andy, os brinquedos temem que o menino os abandone e troque pelos novos presentes. Como fazer para evitar isso?

Temáticas educacionais: ultrapassar o ciúme e a possessividade; aprender que tudo tem o seu tempo.

10. Bambi (Bambi, 1942)

Este clássico conta a irresistível e encantadora história do pequeno cervo Bambi, acompanhando o seu crescimento, as suas amizades com os outros animais e as suas aprendizagens contínuas após a morte da mãe.

Temáticas educacionais: a importância da família, do amor e da amizade.

 

Classifique o artigo