As principais vantagens de uma criança ter um animal de estimação

O sonho de muitas crianças é ter um animal de estimação. Os pais que nunca tiveram animais em casa hesitam em ponderar se será uma boa escolha, tendo em conta que é uma responsabilidade maior para eles, uma vez que as crianças tendem a querer o animal para companhia esquecendo o facto de que é importante cuidar do novo amigo devidamente. Tendo em conta que um animal de estimação é uma adição à família, é importante que seja uma decisão tomada com consciência e apoio de todos os membros da casa de modo a que todos contribuam para o bem-estar e cuidados a prestar ao animal que pretendem adotar. Independentemente da espécie a adotar, é sempre bom analisar os prós e os contras para que a escolha seja a mais acertada. Conheça 7 vantagens de uma criança ter um animal de estimação e faça com que ela adquira novos ensinamentos.
1. Ensina a ter empatia
A melhor maneira de ensinar a empatia a uma criança de tenra idade é deixá-la apaixonar-se pelo seu primeiro animal de estimação. Isso vai ensiná-la a cuidar e a tomar conta dele com todos os cuidados necessários, sejam estes quais forem, porém adaptados à idade da criança em questão.
2. Ensina a respeitar os animais
Não há nada como a convivência com um animal de estimação para ensinar uma criança a respeitar os animais como iguais e aprender que estes merecem todo o seu respeito. Ao ter um animal de estimação, a criança perceberá que um animal é um ser vivo digno de respeito, seja ele um animal de estimação ou não.
3. Cria uma companhia constante
As crianças precisam de companhia e a melhor, claro que depois dos progenitores, é a de um animal que representará um amigo. O facto de o animal também precisar de companhia faz com que se criem laços entre a criança e o animal, ligações que são importantes para o desenvolvimento de ambos.
4. Ensina a ter responsabilidade
Existem tarefas ligadas aos animais de estimação que poderão ser executadas por crianças de diversas idades. Ensine a sua criança a desempenhar um papel importante no cuidado ao animal de estimação, como a responsabilidade de manter o bebedouro com água ou, no caso de crianças mais velhas, auxiliar com cuidados que exijam mais responsabilidade.
5. Ensina a brincar com limites
Nas crianças mais jovens, ter um animal de estimação e sabendo que o devem respeitar, ensinar-lhes-á a ser disciplinadas e que poderão brincar muito com o seu novo amigo sempre com respeito e cuidado para que nenhum dos dois se magoe.
6. Ensina a valorizar o poder de se ter um amigo
Um amigo é um ser muito importante na vida de qualquer pessoa, especialmente no crescimento de uma criança. Ter um amigo constante em casa que o acompanhe, com quem poderá partilhar bons momentos, guardar segredos, ser uma boa companhia nos bons e nos maus momentos é uma opção muito boa para o desenvolvimento de uma criança.
7. Ajuda a ultrapassar medos
Uma criança que tenha fobias, como por exemplo medo do escuro ou que não se sinta bem sozinha, poderá beneficiar se a família adotar um animal de estimação. A companhia constante do animal em casa e, talvez, em passeios, ajudará a que a criança se sinta mais segura.
A adoção de um animal de estimação é muito boa para a família, especialmente para as crianças. Deste modo há que avaliar se terá o tempo, dinheiro, disponibilidade e condições para a adoção, investigar as necessidades de cada espécie dos principais candidatos a novo animal de estimação da família e, pesando todos os prós e contras, decidir se de facto é uma boa ideia a adoção do mesmo. Existem várias vantagens em adotar um animal de estimação, particularmente para as crianças da família, mas também para os adultos. Tome uma decisão ponderada e responsável e adote apenas se realmente puder cuidar do animal em questão. A sua criança vai adorar!