Como ocupar o dia de uma criança que não tem aulas | Pequenada
Início
>
Educação
>
Como ocupar o dia de uma criança que não tem aulas

Como ocupar o dia de uma criança que não tem aulas

Como ocupar o dia de uma criança que não tem aulas

Todos sabemos que as crianças são muito ativas e não conseguem estar muito tempo paradas. É perfeitamente normal que assim seja, afinal, estão na idade disso mesmo, de se mexerem, aprenderem, descobrirem coisas novas. Enquanto estão na escola, as crianças, além das aulas, têm inúmeras atividades extracurriculares que lhes permite ocupar os tempos livres. Contudo, quando estão de férias ou quando, por algum motivo em concreto, têm de ficar em casa, nem sempre é fácil para os pais ou para os cuidadores entreterem as crianças. Neste artigo, apresentamos algumas atividades que poderá fazer com as crianças quando estas estão em casa. São atividades simples e divertidas e que elas, certamente, irão adorar.

Brincar no jardim

As crianças adoram brincar ao ar livre, correr, fazer jogos e até sujarem-se. Faz parte da sua natureza e não há nada mais saudável do que respirar o ar puro e estar em contacto com a natureza. Assim sendo, poderá sempre fazer atividades com a criança ao ar livre como, por exemplo, fazerem jogos tradicionais, fazerem uma caça ao tesouro, brincarem ao esconde-esconde. São brincadeiras simples e que as crianças adoram. Certamente, conseguirá mantê-las entretidas por um bom bocado.

Pinturas e trabalhos manuais

Os trabalhos manuais e a pintura são atividades que as crianças também gostam muito. Podem sempre fazer construções com plasticina, fazer desenhos, trabalhos de recorte ou mesmo pintar uma tela. Podem até fazer uma espécie de concurso de desenho e pintura, as crianças adoram este tipo de brincadeiras e é uma forma de estimular o seu lado criativo.

Fazer um bolo

Todas as crianças gostam de cozinhar e ajudar a fazer bolos e doces. E, de vez em quando, não tem mal que os comam. Poderá aproveitar o facto de ter as crianças em casa e fazerem um bolo em conjunto. Deixar que elas ajudem a colocar os ingredientes e a mexer a massa do bolo é algo de que elas gostam imenso. Além disso, vão aprender mais uma coisa nova e vão sentir-se úteis, pois ajudaram a confecionar o bolo que depois irão comer.

Ver um filme

Uma outra forma de ocupar o tempo das crianças em casa é verem um filme de animação em conjunto. Hoje em dia, há vários filmes animados para crianças. Antes do filme, poderão fazer umas pipocas para acompanhar a sessão de cinema. É uma atividade simples e divertida e que elas adoram.

Dar um passeio

Se o tempo estiver agradável, poderão aproveitar para dar um passeio ao ar livre. Podem até mesmo levar as bicicletas e fazer um pouco de exercício ou então fazer um piquenique num jardim bonito, onde elas possam correr e brincar. É uma atividade muito animada e diferente, que fará as crianças darem pulos de alegria.

Tirar fotografias

As crianças adoram tirar fotografias. Seja com o telemóvel ou com uma máquina fotográfica, poderão sempre fazer uma sessão fotográfica em que as crianças assumem o papel de fotógrafos. Depois podem imprimir as fotografias e colocar num álbum, para mais tarde recordar.

Preparar uma peça de teatro

As crianças adoram representar e cantar. Para ocupar o tempo livre, poderão, em conjunto, preparar uma mini-peça de teatro para apresentar à restante família no final do dia. Podem escrever a história e os diálogos em conjunto e deixar que sejam as crianças a decidir o desenrolar dos acontecimentos. Depois, é só ensaiar para que a atuação final seja um sucesso. As crianças irão adorar esta atividade.

Fazer um concurso de leitura

Incutir hábitos de leitura nas crianças é algo importante. Se as crianças já souberem ler, poderá aproveitar esses dias livres para fazer uma espécie de concurso de leitura. Esta é uma forma divertida de incutir nas crianças o gosto pelos livros e pela leitura. Além disso, há uma grande variedade de livros infantis com histórias muito giras e que as crianças adoram.

Por vezes, ocupar o tempo livre de uma criança não é tarefa fácil. Assim sendo, poderá sempre optar por uma destas sugestões. Certamente que será um dia muito divertido e que as crianças irão adorar.

 

Imagens: 1,2,3,4,5,6,7,8

Classifique o artigo