Como escolher um vestido de criança para uma festa de aniversário

Toda a gente adora ver meninas em vestidos extravagantes e bebés em trapinhos adoráveis, logo, as festas de aniversário são, muitas vezes, a ocasião escolhida para exibir a melhor roupa da criança. Contudo, por mais que os pais possam querer vestir a sua filha como um anjo, é obviamente necessário assegurar que a roupa é prática e adequada às necessidades da criança. Além disso, os pais devem igualmente pôr de parte a ideia de que o look da criança permanecerá perfeito até ao fim da festa e abraçar a ideia de que parte do charme de ver as crianças arranjadas é assistir ao quão desgrenhadas são capazes de ficar! Assim, seguem-se algumas dicas para escolher o vestido que fará da criança a estrela da festa, sem comprometer a sua experiência.
1. Conforme a idade:
Bebés com 1 ano
Por esta altura, os pais já estarão cientes de que as roupas não duram mais do que algumas horas sem estarem cobertas de manchas, a menos que estejam protegidas por um babete. Assim, é importante considerar a compra de um novo babete com algum detalhe especial (renda, bordado, etc.) que possa ser, por si só, motivo de destaque e elogio, sem desfavorecer a restante indumentária.
Um vestido mais elaborado deve ser usado somente no momento de tirar fotografias e, no tempo restante, o bebé deve ser mantido em algo mais prático. Um acessório colorido, como um chapéu ou uma fita para o cabelo, cria imediatamente no bebé um look festivo. Considerando que a maioria dos bebés começa a gatinhar entre os 6 e os 10 meses de vida, é importante notar que saias compridas não funcionam bem em meninas, pois podem ficar presas e até rasgar. O ideal é optar por calças ou por uma saia ou vestido muito curtos emparelhados com leggings ou meias-calças. Além disso, os sapatos dificilmente se mantêm muito tempo calçados em bebés que gatinham, pelo que não é sábio gastar muito dinheiro num par.
Crianças com 2 ou mais anos
Para estas crianças recém-independentes, é prudente evitar roupas com colarinhos (que funcionam como autênticos ímanes de manchas de comida e bebida) e mangas compridas (que certamente irão pousar em algo com molho). Em meninas, as saias dificilmente permanecerão em baixo e, por isso, mesmo para as mais crescidas, é sempre aconselhável usar meias-calças ou leggings. Relativamente ao calçado, as sandálias e os sapatos de velcro são os mais indicados.
2. Personalidade
A festa de aniversário da criança deve traduzir ao máximo a personalidade e os gostos pessoais da mesma. Assim, a roupa jamais seria exceção. Os pais deverão conter a sua vontade de vestir a criança naquilo que eles consideram mais bonito e deixá-la escolher. Os vestidos da Ana Giovanna, por exemplo, têm feito as delícias das mães, mas também das crianças mais exigentes. No entanto, esta escolha deverá refletir-se ao nível da cor do vestido (se a menina não é fã de cor-de-rosa, então porquê forçá-la a vestir algo que não reflete a sua vontade no seu dia especial?), padrão do mesmo (às bolinhas ou às riscas para as mais divertidas, liso com rendas para as princesinhas), material/tecido (preferencialmente sempre com alguma elasticidade para facilitar os movimentos), entre outras características. Os acessórios devem seguir a mesma regra: não adianta colocar um acessório contra a vontade da criança, pois ela certamente arrancá-lo-á logo que possível.
3. Tema da festa
Não raras vezes, as festas de aniversário seguem um tema específico, como por exemplo: festa de jardim, festa de princesas, festa das personagens Disney, festa havaiana, etc. Nestes casos, é mais fácil conseguir um vestido extravagante e, ao mesmo tempo, criar na aniversariante e nos convidados a sensação de que se trata de uma festa quase carnavalesca, em que cada criança pode optar por se mascarar de algo à sua escolha, desde que congruente com o tema. Esta é a ocasião perfeita para escolher vestidos de joaninha, ratinha, princesa, fantasias de carnaval, entre outros.
4. Outros fatores
No momento da escolha do vestido, é igualmente importante fixar um orçamento e optar por algo que não o ultrapasse – com tantos detalhes a considerar numa festa de aniversário, é fácil gastar acima do previsto se não se tiver alguma prudência. Além disso, o vestido deve ser adequado ao espaço onde a festa se vai realizar – caso se trate de uma festa de jardim, provavelmente um vestido com detalhes intrincados não será a melhor opção, devendo ser substituído por algo mais prático. Por fim, importa não desconsiderar a meteorologia, uma vez que a roupa deve ser sempre adequada às condições climatéricas, sob pena de produzir desconforto na criança ou deixá-la mais vulnerável a adoecer.
Não faltam ideias de vestidos de criança para uma festa de aniversário, pois há vários exemplares de vestidos e todos eles têm o condão de tornar a sua princesa fashionista ainda mais bonita e elegante.