Como distrair as crianças nas férias da Páscoa | Pequenada
Início
>
Diversão
>
Como distrair as crianças nas férias da Páscoa

Como distrair as crianças nas férias da Páscoa

Como distrair as crianças nas férias da Páscoa
Filhos a jogar monopoly com os pais
Crédito da Imagem: 1

Aproxima-se a Páscoa e com ela as férias dos miúdos. A maioria dos pais não sabe como fazer para manter os miúdos ocupados, acompanhados e entretidos. Não é fácil conseguir férias sempre que os miúdos estão de férias, logo restam as folgas, os fins de semana ou a ajuda dos familiares. A monotonia instala-se facilmente quando não existem atividades que ocupem a pequenada e para os pais é complicado arranjar soluções para esses problemas.

O horário laboral dos adultos impede que se mantenha sempre um olho nos miúdos, pelo que muitas crianças ficam em centros de explicações, infantários e salas de apoio enquanto os pais trabalham. Os mais velhos e mais independentes já são capazes de ficar por casa sozinhos e entretidos com a televisão, computador, tecnologias em geral e, em raros casos, livros. A questão que se coloca é: o que se pode fazer com as crianças nas férias da Páscoa para que estas não se tornem monótonas para as crianças e para as suas famílias?

Nos casos de indisponibilidade dos pais

  • As crianças poderão ficar em casa de familiares, como os avós, que manterão as crianças seguras e ocupadas desempenhando diferentes atividades que poderão, em folgas, desfrutar também na companhia dos pais.
  • Também em casos de indisponibilidade dos pais, poderão ficar nos jardins-de-infância, nas aulas de ocupação dos tempos livres ou em salas de estudo acompanhado onde farão os trabalhos das férias e poderão, potencialmente, usufruir de tempo para brincar e passear.

Nos casos de disponibilidade dos pais

Atividades lúdicas em casa

Os jogos de tabuleiro podem já não estar na moda mas são um bom método de entreter a família e de fomentar a interação entre todos.

Brincar

É muito saudável que os pais brinquem com os filhos, alinhando nas brincadeiras deles, sejam elas de que natureza for. Mesmo quando o tempo não o permite, é possível entreter os miúdos num dia de chuva com puzzles, filmes, músicas e tudo o que a imaginação ditar.

Jogos de computador/consola

Algumas crianças gostam de jogar jogos de computador ou de consola e esta poderá ser, potencialmente, uma atividade em família.

Outras tecnologias

Os miúdos de hoje em dia estão muito ligados às tecnologias, entretendo-se facilmente quando os pais não se encontram disponíveis. Como é do conhecimento geral, as tecnologias podem ser viciantes e, como tal, é necessário acompanhar de perto as crianças para que elas não façam asneiras já que a televisão não é a melhor das companhias.

Passeios temáticos

Poderão visitar parques infantis, jardins botânicos e eventos destinados justamente às crianças e jovens de modo a ocupar o tempo. Poderão, inclusivamente, levar as crianças a uma piscina interior ou a passear na praia, desde que bem agasalhados.

Cinema, Museu e Teatro

A educação cultural de uma pessoa deverá começar desde tenra idade, pelo que será importante levar os miúdos a ver exposições, peças de teatro, bailados, filmes de diversos tipos adequados à idade das crianças, para que elas cresçam interessadas pela cultura.

Quintas pedagógicas, estabelecimentos sobre a vida aquática e jardim zoológico

É importante que os jovens cresçam instruídos em relação aos animais, desenvolvendo compaixão, conhecimento e interesse através de visitas a quintas pedagógicas e jardins zoológicos, bem como locais como o Oceanário de Lisboa ou o Aquário Vasco da Gama.

Agora que tem uma ideia de como ocupar os seus filhos nas férias da Páscoa, trace os seus planos e prepare-se para uns dias de lazer e de diversão com a pequenada. Lembre-se: a educação começa em casa e é importante que esteja com os seus filhos nas épocas de férias, ainda mais quando nos dias de hoje o tempo de qualidade entre pais e filhos é cada vez mais reduzido.

Classifique o artigo