Campos de férias para ocupar as crianças no Verão | Pequenada
Início
>
Diversão
>
Campos de férias para ocupar as crianças no Verão

Campos de férias para ocupar as crianças no Verão

Campos de férias para ocupar as crianças no Verão
Grupo crianças a brincar
Crédito da Imagem: 1

O Verão chegou, a escola acabou e as crianças têm pela frente dois meses de férias que em parte coincidem com as férias dos pais. E o restante tempo, como é passado? Em casa dos avós ou outros familiares? Já alguma vez considerou inscrever o seu filho num campo de férias para o Verão? Uma ocupação diária que tem tanto de divertido como de pedagógico!

O que fazer nas férias?

Apetecidas por uns, temidas por outros, as férias chegam com aviso prévio – o suficiente para que os pais possam pensar como vão ocupar os dias dos filhos que até agora estiveram todo o dia na escola. Os avós são um excelente plano B e quando esses não podem, conta-se com outros familiares, amigos ou vizinhos. Em alguns casos, os pais gozam as férias em separado, para garantir que as crianças têm sempre com quem estar nas férias. Hoje em dia, porém, existe uma excelente alternativa que, embora requeira algum esforço financeiro, é uma ótima ideia para ocupar as crianças durante a pausa nas aulas imposta pelo Verão: os campos de férias.

Como funcionam?

Os campos de férias são pensados e estruturados para ocupar de forma divertida e lúdica os dias das crianças: enquanto alguns funcionam em regime de meio-dia (de manhã ou de tarde), outros abrangem o dia inteiro. Para além disso, os campos de férias também podem implicar umas verdadeiras “férias” dos pais, onde todas as crianças pernoitam no local onde se realiza o campo de férias. Noutros casos, regressam sempre a casa no final de cada dia. A duração dos campos de férias também pode variar, conforme o programa proposto para o mesmo ou segundo as necessidades dos próprios pais – existem campos de férias de uma semana, de quinze dias, um mês e até mais. É necessário fazer uma inscrição prévia, assim como o respetivo pagamento e quanto mais cedo melhor, porque os lugares são quase sempre limitados a um certo número de crianças. Feita a inscrição, receberá uma lista com aquilo que a criança vai necessitar durante o campo de férias, assim como os termos do regime de alimentação – enquanto em alguns campos de férias a alimentação está incluída no preço, noutros é necessário trazer o almoço de casa. Atualmente, os campos de férias não são exclusivos do Verão, sendo também realizados durante as restantes e mais curtas férias escolares, caso do Natal e da Páscoa, por exemplo.

Um campo de férias para cada criança

Os campos de férias atualmente existentes oferecem uma enorme variedade de temáticas distintas que podem ser adaptadas aos gostos e passatempos de cada criança – desde música, dança, teatro, artes, ciência, desporto e línguas, haverá certamente algo para cada criança, até a mais exigente! Em campos de férias menos especializados, o programa inclui sempre uma diversidade de atividades interiores e realizadas ao ar livre, porque assim exigem os dias de Verão! Também não faltam passeios ao zoo, à cidade, praia, campo e piscina, entre muitas outras saídas. Organizadas por empresas específicas, pelas autarquias e poderes locais ou por associações diversas, hoje em dia os campos de férias também já decorrem em espaços tão específicos como museus, jardins botânicos, no zoo, nas escolas de futebol ou de surf – o que interessa é que cada dia seja diferente e ainda mais animado do que o anterior!

O objetivo dos campos de férias

Para além de ser uma verdadeira ocupação dos tempos livres, os campos de férias também pretendem ir além da diversão, tendo quase todos eles uma componente lúdica e educacional. Aperfeiçoar talentos, estimular a criatividade, aprender novas capacidades, assumir uma maior responsabilidade e autonomia, é o enfoque individual dos campos de férias; ao mesmo tempo que não se descura o espírito de equipa, entreajuda e companheirismo. Sair do seu meio habitual, travar novas amizades e experimentar coisas diferentes são também os principais objetivos dos campos de férias, que contam sempre com uma equipa de monitores especializados. Uma experiência e um Verão que as crianças vão dificilmente esquecer!

Sugestões de campos de férias, de Norte a Sul de Portugal

Para além de contactar a sua Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou associações locais para averiguar a existência de campos de férias na sua área de residência, compilamos uma grande variedade de sugestões de campos de férias para crianças, de Norte a Sul de Portugal. Boas férias!

Veja a lista completa de Campos de Férias/ATLs aqui!

Classifique o artigo