6 formas divertidas de praticar exercício físico com as crianças | Pequenada
Início
>
Saúde & Crescimento
>
6 formas divertidas de praticar exercício físico com as crianças

6 formas divertidas de praticar exercício físico com as crianças

6 formas divertidas de praticar exercício físico com as crianças
Crédito da Imagem: 1

Não há melhor maneira de praticar exercício físico do que com a família, em clima de diversão. No entanto, é cada vez mais normal as crianças “fugirem” deste tipo de atividade, quando têm ao seu dispor tanta oferta tecnológica como a televisão, o computador e até as consolas de jogos. Porém, está provado que o desporto é essencial para o bom desenvolvimento das crianças, estimulando a coordenação motora, o combate à obesidade e até mesmo o processamento intelectual. Por isso, se tem filhos e lhes quer incutir o amor pelo desporto, experimente as seguintes sugestões e divirtam-se!

1. Leve adereços para o parque infantil

A maioria das crianças gosta de ir ao parque, onde normalmente se deliciam com os escorregas e os baloiços. Aproveite esse momento para estimular um pouco mais o exercício físico: se levar uma bola de futebol ou uma corda de saltar, poderão praticar outras atividades ao ar livre que juntará adultos e crianças em verdadeiras provas desportivas. Jogar à macaca ou levar um papagaio são outras atividades que juntam diversão com exercício físico… e a pequenada vai adorar!

2. Dê a volta ao bairro… sobre duas rodas

Andar de bicicleta é uma excelente atividade física que pode ser feita em família. Para motivar os seus filhos para um passeio mais estimulante, crie um “bicla paper” – faça um roteiro dos locais onde devem passar, no vosso bairro, e atribua pontos a quem os descobrir mais depressa. Tanto pode ser a farmácia, como um museu ou até o café onde vão todos os dias. O objetivo é precisamente premiar quem, sobre duas rodas, identificar mais depressa os espaços que fazem parte do vosso itinerário.

3. Explore a natureza

Se convidar a pequenada para uma caminhada, de certeza que a resposta não vai ser de entusiasmo. Em quase todas as localidades, existem descampados ou trilhos no meio de vegetação, por isso, desafie os mais novos a caminhar por lá, com a missão de descobrirem coisas novas: desde pedras, a folhas com formatos invulgares, animais e aves raras ou até mesmo a moeda que, por lapso, alguém lá deixou cair!

4. Visitem a piscina municipal

As piscinas municipais, normalmente cobertas e abertas durante todo o ano, são uma excelente alternativa para quem gosta de desportos náuticos: sobretudo para as crianças. Por isso, aproveite uma manhã ou uma tarde livre para levar os miúdos à piscina e organize jogos e provas de natação. Quem der mais braçadas ou nadar durante mais tempo poderá ainda ter direito a um prémio. Nem que seja a decidir a ementa do jantar! Esta atividade física é especialmente indicada para o Inverno e no Verão podem trocar por uma piscina ao ar livre!

5. “Vamos correr com o Bobby?”

Correr na areia é dos melhores exercícios para o corpo e para as pernas, em particular. Mas, claro que esta atividade nem sempre é de especial interesse dos mais novos. Então, caso tenham um cão como animal de estimação, convide as crianças para levarem o cão a passear e correr na praia – a animação e a correria é garantida para todos… até para o Bobby!

6. Renda-se às tecnologias

Esgotados os exercícios físicos fora de casa ou no caso de o tempo não permitir desporto ao ar livre, é chegada a hora de se render às tecnologias. Os seus filhos são viciados em consolas de jogos? Então sugira que, em família, se divirtam com alguns dos inúmeros jogos de atividades físicas existentes no mercado, caso da Wii ou da Kinect. As possibilidades são tão vastas que, no espaço de uma hora, tanto poderão simular natação no Mar Nego quanto ski na Serra Nevada ou uma partida de ténis ou bowling!

O exercício físico, sabendo-se essencial para qualquer pessoa, deve ser incutido às crianças desde tenra idade. Mas, como tudo na vida, é normal que, pelo menos nas primeiras vezes, a reação da pequenada não seja de especial motivação. Por isso, use e abuse da criatividade para os convencer a praticar exercício físico – mesmo que seja a brincar. Afinal, todos já ouvimos dizer que as melhores coisas da vida são feitas com um sorriso nos lábios!

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Classifique o artigo