5 brincadeiras com pedras que as crianças vão adorar | Pequenada
Início
>
Diversão
>
5 brincadeiras com pedras que as crianças vão adorar

5 brincadeiras com pedras que as crianças vão adorar

5 brincadeiras com pedras que as crianças vão adorar
Crédito da Imagem: 1

As crianças adoram pedras: procurá-las, apanhá-las, levá-las para casa… e depois? O que fazer com tanta pedra? Entre brincadeiras e momentos de aprendizagem, as pedras podem proporcionar um sem número de atividades para entreter as crianças a diversos níveis. Para começar, apresentamos-lhe cinco… quanto ao resto, use a imaginação!

1. Aprender o alfabeto

Vai precisar de 24 pedras pequenas e preferencialmente lisas – as crianças não terão qualquer dificuldade em encontrá-las com certeza! – sobre as quais vai pintar o alfabeto. Use tinta acrílica para pintar uma letra em cada pedra e, se quiser torná-las ainda mais didáticas, pinte a letra maiúscula de um lado e a letra minúscula correspondente no verso. Pinte um lado de cada vez, deixando secar bem e termine com uma camada de verniz (pode até ser verniz para unhas transparente) para proteger a pintura. As diferentes atividades que as crianças vão poder fazer com este conjunto de pedras são várias: desde aprender o próprio alfabeto ou agrupar as letras por cores, até formar palavras.

2. Pedras com história

Junte à vossa coleção de pedras, algumas revistas ou folhetos publicitários (uma boa dica são as de lojas de brinquedos!), tesouras e cola para découpage. Enquanto as crianças escolhem e recortam os objetos/bonecos/brinquedos que querem colar nas pedras, aplique uma camada de cola em cada uma. Depois, coloque uma imagem sobre cada pedra e cubra-a com outra camada de cola para assegurar a sua aderência. Deixe secar bem. No final, terão um conjunto de pedras engraçadas com as quais podem fazer diversas atividades que as crianças vão adorar: usar as imagens nas pedras para contar histórias e incentivar as crianças a dar continuidade às mesmas; deixar que as crianças inventem as suas próprias histórias; ou então, virar todas as pedras com as imagens para baixo e cada pessoa/criança vai virando-as à vez, acrescentando a imagem correspondente à história que entretanto começaram. Qualquer uma destas atividades é uma excelente forma de desenvolver o vocabulário das crianças!

3. Contar até…

Quem diz aprender o alfabeto, diz aprender os números. Mais uma vez, recorra a tinta acrílica para pintar, nas pedras, os números de 1 a 10 (ou mais, consoante a idade das crianças que vão brincar com as pedras). Com este conjunto de pedras didáticas, possibilita que as crianças aprendam não só a contar, como reconhecer os números e usá-los para ilustrar quantas maçãs estão na fruteira ou quantos anos têm. Mais tarde, podem servir para outra atividade engraçada: pinte pedras adicionais com os sinais “+”,“-” e “=” para efetuar pequenos e divertidos exercícios de matemática.

4. Pedras tatuadas

O que é que as crianças gostam ainda mais ou quase tanto como pedras? Autocolantes e tatuagens infantis para colar nos braços, nas camisolas e em qualquer outro superfície que lhes aparecer! Canalize essas colagens para o saco cheio de pedras que tem em casa e crie, instantaneamente, um conjunto de pedras que magicamente se transformaram em animais, super-heróis ou planetas – conforme os autocolantes/tatuagens que decidir comprar ou que tiver em casa. Depois, é deixar as crianças usar a criatividade e inventar as suas próprias brincadeiras! Uma atividade perfeita para fazer com crianças num dia de chuva e como vai ter oportunidade de comprovar… não só!

5. Coleção de pedras

Para quem quiser manter as pedras no seu estado natural e original, incentive as crianças a criarem uma coleção de pedras, ajudando-as a agrupar as pedras por tamanho, cor, textura e a dispô-las em caixinhas próprias para o efeito. Organize passeios e caminhadas a locais onde as crianças possam apanhar novas pedras e acrescentar à sua coleção. Para uma aprendizagem maior, visitem a vossa biblioteca e procurem um livro sobre pedras para conhecer mais detalhes sobre as suas pedras e criar pequenas fichas com essas informações. Quem sabe não tem em casa um futuro arqueólogo ou geólogo!

Classifique o artigo