10 regras de etiqueta que todas as crianças devem saber

As regras de etiqueta mais básicas aprendem-se ainda em criança e acompanham-nos durante o resto da vida. Estas regras parecem à primeira vista pormenores, mas no final fazem toda a diferença. As crianças acabam por ser sempre um pouco o reflexo dos pais e, por isso, é necessário que os pais lhes ensinem alguma etiqueta e sejam um exemplo. Conheça 10 regras de etiqueta que todas as crianças devem saber e dê-lhes uma boa educação.
1. Saudações
As crianças devem ser sempre incentivadas a cumprimentar toda gente e receber as pessoas em casa de forma cordial e afável. Com efeito, uma regra basilar é dizer sempre “olá” ou “bom dia” quando se encontra alguém num determinado local.
2. Obrigado, por favor
“Obrigado” e “por favor” devem ser palavras muito presentes no vocabulário das crianças. Este é um hábito que tem de ser adquirido desde cedo para que depois se verifique no futuro. Ao negar algo, deve usar-se sempre o “não, obrigado”.
3. Tirar o chapéu
Este é um dos pedidos mais regulares dos professores nas salas de aula: “retire o boné quando entra na sala”. Este é um gesto simples e de boa educação que parece passar ao lado de muita gente, mas que nunca deve ser ignorado.
4. Boca fechada
Comer de boca fechada é uma missão complicada para os mais novos, mas também é uma lição que se aprende para a vida. Ninguém gosta de estar a comer e vislumbrar o bolo alimentar de outra pessoa, por isso, ensine o seu filho a mastigar com recato.
5. Sinais de talheres
Existem imensos sinais feitos com os talheres para comunicar que “a refeição não terminou”, “vou comer apenas o que tenho no prato” ou “já terminei”. Os mais novos devem familiarizar-se com estas boas maneiras à mesa e formas de comunicação que até são engraçadas de aprender e pôr em prática num restaurante.
6. Pronto a ajudar
Ajudar alguém na rua tem tanto de altruísta como de raro. Isto acontece porque os miúdos não são cativados desde cedo a ajudar alguém que precisa de ajuda. Apanhar algo que caiu ao chão ou levar um saco de um idoso é simples e faz toda a diferença.
7. Saber tossir
Muitas pessoas ainda tossem para o vazio e não se preocupam com um possível contágio. Com efeito, as crianças devem aprender desde cedo a tossir em direção ao antebraço para impedir que outra pessoa fique com o vírus. As mãos nunca devem suster o espirro, porque estão em contacto com muita coisa.
8. Postura
Os problemas de postura são transversais à maioria dos adolescentes. Este problema afeta a saúde, mas também a boa educação. Enquanto criança é muito mais fácil adotar uma postura correta do que em adulto. Posto isto, é fundamental cultivar uma postura correta cedo.
9. Respeitar limitações
As crianças são maldosas inconscientemente e tendem a gozar com as limitações de outras pessoas. Cabe aos pais disciplinar e instruir os mais novos sobre estes assuntos e ensinar o valor do respeito, um dos mais importantes da humanidade.
10. Primeiro as senhoras
São inúmeras as regras de etiqueta resultantes do género. Deixar passar primeiro as senhoras, segurar a porta para alguém passar ou seguir do lado da estrada para proteger as meninas dos carros são regras de etiqueta usuais e que ficam sempre bem.