10 atividades criativas para as crianças fazerem com tinta | Pequenada
Início
>
Diversão
>
10 atividades criativas para as crianças fazerem com tinta

10 atividades criativas para as crianças fazerem com tinta

10 atividades criativas para as crianças fazerem com tinta
Crédito da Imagem: 1

Quem tem filhos pequenos sabe que um dos maiores desafios é conseguir ocupá-los nos tempos livres, com atividades criativas e lúdicas – o que leva muitas vezes os pais a investirem bastante dinheiro em jogos e brinquedos que, ao fim de pouco tempo, deixam de ser novidade para as crianças e ficam arrumados nas prateleiras. No entanto, a verdade é que basta um pouco de tinta e de imaginação para que uma tarde em casa seja repleta de diversão!

1. Vamos fazer tinta!

Fazer tintas caseiras é uma daquelas atividades em que os esforços das crianças resultam numa brincadeira bastante engraçada e divertida. Para isso, apenas precisa de 3 colheres de chá de açúcar, ½ colher de chá de sal, 2 copos de água, ½ copo de amido de milho, corantes alimentares e pequenos frascos de conservação ou de iogurte. Reunido o material, será então hora de meter mãos à obra e de pôr a pequenada a fabricar as suas próprias tintas: junte o açúcar, o sal, o amido de milho e a água num tacho e leve ao lume, misturando até se formar um creme homogéneo. Depois, é só deixar arrefecer e distribuir a mistura nos frascos, onde irá adicionar os corantes alimentares, que lhe irão atribuir as cores que desejarem.

2. Pintura com os dedos

Se há coisa de que as crianças gostam é de sujar as mãos com tinta. Por isso, compre algumas telas e deixe que os seus filhos deem largas à imaginação, fazendo das suas mãos os pincéis com que irão criar verdadeiras obras de arte. Terminadas as pinturas, podem fazer uma exposição nas paredes da sala ou oferecer algumas das telas aos familiares mais próximos.

3. Pegadas divertidas

As crianças vão adorar e divertir-se bastante com esta atividade, sendo que só o fato de pintarem os pés com tinta já irá causar o maior impacto! Deixe muitos papéis ou jornais velhos espalhados pelo chão e divirta-se com as crianças, a estampar os pés vezes sem conta, criando pinturas verdadeiramente abstratas. 

4. Pintura com os pés

Agora que os pequenos pés já estão sujos, que tal fazer uma pintura usando apenas os pés das crianças? Aqui, elas terão de pintar diretamente com um pincel que será colocado nos dedos dos pés – prometem-se horas de gargalhada total!

5. Desenho mágico com guaches

Qual é a criança que não gosta de um verdadeiro truque de magia? Por isso, convide os mais pequenos a pegar numa folha branca e a fazer um desenho com um giz branco – que, à primeira vista, não deixará qualquer marca. A seguir, a folha deverá ser pintada com guaches: o desenho inicialmente pintado irá aparecer por baixo das cores, como um verdadeiro truque de magia!

6. Guerra de balões de tinta

Se for verão e a sua casa tiver um espaço exterior, esta vai ser a atividade preferida das crianças. Encha balões de água com tintas laváveis e convide os miúdos a vestirem os seus fatos de banho. Depois, informe que vai dar início a uma guerra de balões, que devem ser rebentados nos corpos, pintando-os assim de todas as cores.

7. Pintura com moldes

Arranje uma esponja grande e corte-a em pequenos moldes de formas variadas: corações, flores, casas ou animais. Depois, é só molhar cada molde em boiões de tinta e aplicá-los numa folha de papel branco para criar pequenas obras de arte. 

8. Pinturas faciais

Não há criança que não goste de pinturas faciais. Por isso, compre alguns boiões de tintas para o rosto (encontram-se facilmente na maioria das lojas de puericultura) e inspire-se em sites que demonstram como fazer pinturas faciais em crianças, caso deste vídeo. A seguir, é só dar largas à imaginação e transformar qualquer menina numa Hello Kitty ou um menino num homem aranha. Uma atividade que pode ainda ser incorporada nas festas infantis!  

9. Identificação de cores com tinta

Esta é uma atividade muito interessante para estimular a memória das crianças, principalmente na altura em que se encontram a aprender os nomes das cores. Use figuras e peça às crianças para as pintarem com a cor que especificar, estimulando assim não só a coordenação motora, como também o desenvolvimento cognitivo dos mais novos.

10. Pintura de canecas personalizadas

E aqui terá um verdadeiro “dois em um”: as crianças divertem-se e os pais obtêm as prendas ideias para ofereceram aos avós no Natal ou nos seus aniversários. Compre algumas canecas brancas, incentive as crianças a decorá-las com os mais diversos tipos de tintas e surpreenda-se com o orgulho que elas vão sentir por terem produzido elas mesmas os presentes que vão oferecer às pessoas que lhes são mais queridas.

Depois destes conselhos, ainda julga difícil entreter as crianças em casa? Arriscamo-nos a dizer que, com criatividade e tintas, a diversão não será apenas para os mais novos!

Classifique o artigo