Início
>
>
As principais vantagens de uma criança ter um animal de estimação

As principais vantagens de uma criança ter um animal de estimação

As principais vantagens de uma criança ter um animal de estimação
Menina a dar carinhos a um cão
Crédito da Imagem: 1

O sonho de muitas crianças é ter um animal de estimação. Os pais que nunca tiveram animais em casa hesitam em ponderar se será uma boa escolha, tendo em conta que é uma responsabilidade maior para eles, uma vez que as crianças tendem a querer o animal para companhia esquecendo o facto de que é importante cuidar do novo amigo devidamente. Tendo em conta que um animal de estimação é uma adição à família, é importante que seja uma decisão tomada com consciência e apoio de todos os membros da casa de modo a que todos contribuam para o bem-estar e cuidados a prestar ao animal que pretendem adotar. Independentemente da espécie a adotar, é sempre bom analisar os prós e os contras para que a escolha seja a mais acertada. Conheça 7 vantagens de uma criança ter um animal de estimação e faça com que ela adquira novos ensinamentos.

1. Ensina a ter empatia

A melhor maneira de ensinar a empatia a uma criança de tenra idade é deixá-la apaixonar-se pelo seu primeiro animal de estimação. Isso vai ensiná-la a cuidar e a tomar conta dele com todos os cuidados necessários, sejam estes quais forem, porém adaptados à idade da criança em questão.

2. Ensina a respeitar os animais

Não há nada como a convivência com um animal de estimação para ensinar uma criança a respeitar os animais como iguais e aprender que estes merecem todo o seu respeito. Ao ter um animal de estimação, a criança perceberá que um animal é um ser vivo digno de respeito, seja ele um animal de estimação ou não.

3. Cria uma companhia constante

As crianças precisam de companhia e a melhor, claro que depois dos progenitores, é a de um animal que representará um amigo. O facto de o animal também precisar de companhia faz com que se criem laços entre a criança e o animal, ligações que são importantes para o desenvolvimento de ambos.

4. Ensina a ter responsabilidade

Existem tarefas ligadas aos animais de estimação que poderão ser executadas por crianças de diversas idades. Ensine a sua criança a desempenhar um papel importante no cuidado ao animal de estimação, como a responsabilidade de manter o bebedouro com água ou, no caso de crianças mais velhas, auxiliar com cuidados que exijam mais responsabilidade.

5. Ensina a brincar com limites

Nas crianças mais jovens, ter um animal de estimação e sabendo que o devem respeitar, ensinar-lhes-á a ser disciplinadas e que poderão brincar muito com o seu novo amigo sempre com respeito e cuidado para que nenhum dos dois se magoe.

6. Ensina a valorizar o poder de se ter um amigo

Um amigo é um ser muito importante na vida de qualquer pessoa, especialmente no crescimento de uma criança. Ter um amigo constante em casa que o acompanhe, com quem poderá partilhar bons momentos, guardar segredos, ser uma boa companhia nos bons e nos maus momentos é uma opção muito boa para o desenvolvimento de uma criança.

7. Ajuda a ultrapassar medos

Uma criança que tenha fobias, como por exemplo medo do escuro ou que não se sinta bem sozinha, poderá beneficiar se a família adotar um animal de estimação. A companhia constante do animal em casa e, talvez, em passeios, ajudará a que a criança se sinta mais segura.

A adoção de um animal de estimação é muito boa para a família, especialmente para as crianças. Deste modo há que avaliar se terá o tempo, dinheiro, disponibilidade e condições para a adoção, investigar as necessidades de cada espécie dos principais candidatos a novo animal de estimação da família e, pesando todos os prós e contras, decidir se de facto é uma boa ideia a adoção do mesmo. Existem várias vantagens em adotar um animal de estimação, particularmente para as crianças da família, mas também para os adultos. Tome uma decisão ponderada e responsável e adote apenas se realmente puder cuidar do animal em questão. A sua criança vai adorar!