Porque é que as crianças adoram a Hello Kitty? | Pequenada
Início
>
Diversão
>
Porque é que as crianças adoram a Hello Kitty?

Porque é que as crianças adoram a Hello Kitty?

Porque é que as crianças adoram a Hello Kitty?
Produtos Hello Kitty
Crédito da Imagem: 1

Apesar dos seus 35 anos de idade, a personagem Hello Kitty continua a conquistar as crianças de todo o mundo, nomeadamente as meninas. Uma gata de traços simples e cara afável que goza de uma fama quase inexplicável à escala global – o que tem a Hello Kitty de tão especial e porque é que as crianças gostam tanto dela?

A sua história

A Hello Kitty surgiu pela primeira vez em 1974, estampada numa carteira de moedas criada pela empresa japonesa Sanrio. O nome verdadeiro da gata mais famosa do planeta é Kitty White e ela vive em Londres com os pais, George e Mary White e a irmã gémea Mimmy White, que é a sua melhor amiga. Os seus passatempos preferidos são ler, viajar, fazer e comer bolachas, colecionar pequenas coisas giras como estrelas, rebuçados e peixinhos dourados. Para além disso, adora fazer amigos, porque como a própria Hello Kitty afirma “nunca se pode ter amigos a mais”! A imagem de Hello Kitty é da autoria da designer Yuko Yamaguchi e a sua popularidade começa a crescer na década de 80, principalmente depois de os seus programas televisivos terem ido para o ar. Curiosamente, nesta altura a Hello Kitty tornou-se apelativa para meninas mais velhas, adolescentes que gostavam da boneca mas não do seu contexto infantil. A Sanrio teve isso em conta e, a partir de 1987, começou a desenvolver uma linha de merchandising que poderia ser apreciada por meninas mais velhas – digamos que foi a aposta certa!

O seu sucesso

Hoje, a Hello Kitty é idolatrada tanto por meninas de 2 anos, como pelas suas mães, de 30 ou 40 anos de idade. Para além de renovar e inovar os produtos Hello Kitty anualmente, a Sanrio também procura “reinventar” a Hello Kitty, de cinco em cinco anos, para que ela não perca o seu fator cool. Em 2009, por exemplo, aquando do seu 35º aniversário, a Hello Kitty foi presenteada com uma réplica elaborada pela conceituada Swarovski, composta por 403 safiras cor-de-rosa e 1,939 peças de topázio branco; no seu laço está incrustado um diamante de 1.027 quilates, um quartzo foi usado para o seu nariz e dois espinélios negros para os olhos.

Hello Kitty em todo o lado

Fazer uma pesquisa no Google com as palavras “Hello Kitty” produz mais de 60 milhões de resultados – é muita procura para uma gata que também tem muito que oferecer. A comprová-lo estão as receitas anuais da Sanrio que rondam os 5 biliões de dólares. Talvez grande parte do sucesso da Hello Kitty se deve ao facto de ela estar em todo o lado, ao mesmo tempo! Existem milhares de produtos Hello Kitty e a verdade é que basta pensar num objeto qualquer, que provavelmente existe a versão Hello Kitty: filmes, jogos, livros, diários, brinquedos, roupa, acessórios, relógios, calçado, malas, mochilas, têxteis-lar, peças de decoração, móveis, eletrodomésticos, gadgets, utensílios culinários e esta é uma lista que parece não ter fim, incluindo um sem número de objetos inesperados. Sabia, por exemplo, que existe um parque de diversões no Japão inteiramente dedicado à Hello Kitty? E que a linha aérea EVA Airways tem um Airbus Hello Kitty? E que no Taiwan existe uma maternidade Hello Kitty onde já nasceram milhares de bebés (o proprietário, influenciado pela esposa e filhas pensou que a imagem da gata fosse tranquilizante para as pré-mamãs)? É a verdadeira febre Hello Kitty!

A minha melhor amiga

Embora seja uma gata, a Hello Kitty apresenta-se exclusivamente sobre duas patas, o que lhe confere o ar de boneca – fofa, apetecível e brincalhona. Exatamente aquilo que as meninas procuram numa boneca preferida que, com o seu característico laço e expressão amigável, parece querer falar diretamente connosco. Com um espírito amoroso e puro, a Hello Kitty transmite valores tão importantes como a partilha e a amizade, ao mesmo tempo que parece ter um espírito jovem que é intemporal – o segredo do sucesso de todos os grandes ícones. O facto de a Hello Kitty ter sido acarinhada e adotada por celebridades de todo o mundo também ajudou na sua ascensão meteórica: quem não tem um objeto Hello Kitty quer ter e quem tem, quer mais! Para além de ser uma imagem de marca que está (e estará!) na moda, a Hello Kitty tem ainda o dom de ser uma personagem que cresce com as crianças, acompanhando-as na adolescência e até na idade adulta… uma amiga para toda a vida?