Início
>
Educação
>
Como preparar uma criança para a escola primária

Como preparar uma criança para a escola primária

Como preparar uma criança para a escola primária
Criança na paragem do autocarro
Crédito da Imagem: 1

A entrada na escola primária é um momento importante na vida escolar de qualquer criança, que certamente sentirá um misto de ansiedade e excitação. Saiba como ajudar o seu filho a ultrapassar eventuais inseguranças e a preparar-se para um ano letivo – o primeiro! – repleto de sucesso.

Vais para a escola primária!

O final das férias é normalmente um período de alguma tensão, para pais e filhos, sobretudo quando as crianças vão entrar para a escola primária. O receio do desconhecido, bem como a separação dos pais, após um longo período de férias, pode contribuir para alguma insegurança por parte das crianças, bem como algumas expectativas por parte dos pais, que sentem uma espécie de abalo emocional, por deixarem os seus filhos num local completamente novo. Aqui ficam alguns conselhos que poderão reduzir o nível de stress, por parte das crianças, mas também dos próprios pais.

Criar uma imagem positiva da escola

É importante criar uma expectativa positiva em relação à entrada para a escola primária, o que pode ser feito de várias formas:

  • Falar da experiência pessoal dos pais, enquanto alunos na escola primária, contando aspetos que os marcaram e a importância que a escola teve para eles. A pequenada vai adorar ouvir histórias de quando os seus pais também eram pequenos alunos!
  • Fomentar o contacto das crianças com alunos que estejam neste  nível de escolaridade e que poderão falar de todas as aprendizagens e brincadeiras que viveram ao longo do ano letivo. Se houver irmãos mais velhos, devem proporcionar conversas animadas sobre a experiência na escola primária e aproveitar para mostrar fotos, trabalhos escolares, cadernos e manuais.

Levar a criança a conhecer a escola

É importante levar a criança a conhecer a escola primária que vai frequentar, com uma visita guiada a todas as suas valências: as salas de aula, o refeitório, a biblioteca, o pavilhão ou espaço desportivo, o recreio. Peça a um funcionário da escola para acompanhar essa visita e para explicar o tipo de atividades que habitualmente se realizam em cada um desses espaços. Desta forma, a criança aperceber-se-á que, para além da aprendizagem, a escola disponibiliza também equipamentos lúdicos, que poderão contribuir para muitas e divertidas brincadeiras com os outros alunos. Também aqui poderá aproveitar para pedir a um aluno da escola (alguém conhecido – como um primo, vizinho ou amigo – seria ótimo!) para os acompanhar nessa visita, pois, é sempre importante ouvir as experiências na voz de uma criança que já passou pelo primeiro dia de aulas na escola primária. Desta forma, estará a criar as condições necessárias para que a criança não se sinta tão “perdida” ou “desenquadrada” no início das aulas. Se possível, conhecer a professora antes do arranque do ano letivo será outra boa estratégia para preparar adequadamente a criança para a entrada na escola primária.

Fomentar o gosto pela leitura, pelo estudo e pela aprendizagem

Aproveite para ler ao seu filho, explicando-lhe que, em breve, será ele a ler para si. Fale-lhe do mundo fantástico das letras, que juntas se transformam em palavras e estas em frases. Leve a criança a bibliotecas ou livrarias, deixando-a descobrir o mundo mágico do livro. Faça da compra do material escolar uma verdadeira terapia de pais/filhos, mostrando-lhe todas as hipóteses de material que tem à sua disposição e deixando a criança escolher algumas coisas sozinha. Em casa, revejam o material e arrumem-no com carinho. Prepararem uma secretária de trabalho e deixe a criança começar a utilizá-la, falando-lhe dos trabalhos de casa, que aí realizará. Forre os manuais escolares, com a ajuda da criança, e arranje umas etiquetas bem divertidas para colarem juntos. Estes conselhos ajudarão a ultrapassar os receios iniciais do primeiro dia de aulas e contribuirão de forma significativa para o sucesso escolar da criança.

Criar novas e divertidas rotinas

Para que a criança não estranhe tanto as mudanças que se vão instituir com o início das aulas na escola primária, poderá optar por criar estas rotinas mais cedo, de forma divertida e com alguma criatividade, manifestando o seu entusiasmo perante uma nova e importante etapa na vida do seu filho. Desta forma, a criança sentir-se-á mais segura, pois já experienciou algumas dessas mudanças. Para isso, deverá:

  • Estabelecer os horários de deitar, acordar e de fazer os trabalhos de casa.
  • Fazer as refeições à hora estipulada, aproveitando este período de partilha para falar da escola, dos novos amigos que a criança vai criar, bem como das aprendizagens que vai fazer.
  • Brincar à escola com a criança, mostrando os novos manuais e aproveitando alguns dos temas de que gosta, para lhe despertar o gosto e entusiasmo pelas diferentes disciplinas.
  • Deixar sempre todo o material escolar e roupa para o dia seguinte preparado na noite anterior, de forma a evitar manhãs stressantes.

Classifique o artigo