Como organizar uma festa de aniversário para crianças | Pequenada
Início
>
Diversão
>
Como organizar uma festa de aniversário para crianças

Como organizar uma festa de aniversário para crianças

Como organizar uma festa de aniversário para crianças
festa aniversario menina
Crédito da Imagem: 1

Um aniversário é sempre motivo de festa e o aniversário de uma criança é o motivo perfeito para uma festa de arromba! A pequenada adora fazer anos, exibindo orgulhosamente com os dedos quantos vão completar, enquanto fazem a contagem decrescente para o grande dia. Com a ajuda destas dicas, proporcione-lhes uma festa de anos que nunca mais vão esquecer!

Planeamento & Temática

Organizar uma festa espetacular demora o seu tempo, por isso, comece a delinear os preparativos pelo menos um mês antes, envolvendo ativamente o seu filho – assim a diversão vai começar ainda mais cedo! Atualmente, uma festa não é uma festa sem um tema popular e os seus filhos saberão dizer-lhe exatamente o que querem! Pode ser uma festa alusiva às suas personagens preferidas – Harry Potter ou Hello Kitty – ou a qualquer hobby que simplesmente adoram – desporto, peixes, bijutaria ou princesas! Depois, é puxar pela imaginação e aplicar o tema aos convites, à decoração, ao menu, aos jogos e às lembranças. Não faltam ideias originais para festas inesquecíveis!

Determine o local

É lógico que dar uma festa em casa é sempre mais económico do que alugar um espaço externo, mas ambas têm as suas vantagens e desvantagens. Se tiver um quintal amplo e o tempo ajudar, não há melhor palco para uma festa de aniversário! Se viver num apartamento, o espaço pode ser um problema, mas pode contorná-lo rapidamente se reduzir a lista de convidados. Pode ainda fazer a festa na praia, no McDonald’s ou no bowling. Por outro lado, existem inúmeros existem inúmeros locais e empresas especializadas na organização de festas infantis, poupando-lhe tempo, dores de cabeça e a sua casa!

Convidados & Convites

Elabore a lista de convidados tendo em conta o espaço onde vai realizar a festa e o número de adultos que vão estar a supervisionar. Uma regra de ouro no que toca a festas de aniversários para crianças é igualar o número de convidados ao número de velas que estarão em cima do bolo! Ou seja, se o seu filho vai fazer 6 anos, convide 6 amigos… pode parecer pouco (não se esqueça do aniversariante e irmãos!), mas depois de algumas horas já não pensará o mesmo! Por outro lado, se acha que tem capacidade para dar uma festa para a turma inteira, porque não? Elabore, mande fazer ou compre os convites condizentes com o tema e envie ou entregue-os com pelo menos duas semanas de antecedência. Coloque a data, o local, a hora de início e fim da festa, o seu número de telefone e uma data limite de resposta, para além de outra informação pertinente (se vai ser uma festa com balões de água, convém trazerem fato de banho e toalha, por exemplo). Quando os pais ligarem a confirmar, aproveite para perguntar se vão estar presentes (assim saberá se pode contar com a sua ajuda!) e se a criança tem alguma alergia (crucial para a elaboração do menu!).

Decoração festiva

Bastam alguns balões e fitas para anunciar uma festa, mas se escolheu uma temática, aproveite e explore-a ao máximo! As lojas de festas ou até mesmo as grandes superfícies oferecem conjuntos completos – balões, fitas, chapéus, copos, pratos, convites… – em torno de vários temas, o que simplifica muito o trabalho. No entanto, pode adicionar alguns toques pessoais: se o tema da festa do seu filho é o futebol, pode imprimir imagens dos seus jogadores preferidos para completar o ambiente e sugerir nos convites que todos venham equipados à semelhança da sua equipa preferida; se a festa da sua filha for inspirada na Barbie, aproveite todas as bonecas que tiver e junte-as à festa, vestindo-as com a sua melhor roupa! Envolva a pequenada na decoração e procure deixar tudo pronto na véspera da festa.

Um menu saboroso

Uma festa sem bolo e outras guloseimas, não é uma festa! A elaboração de um menu para um grupo de convivas de palmo e meio deve ser simples e apelativo, mas cuidado com as overdoses de açúcar! O finger food (alimentos para serem comidos à mão) é o mais indicado para as festas de anos das crianças: sanduíches em pão de forma recortado em formato de coração ou de peixes; mini-pizzas (pode mandar vir ou comprar pré-congeladas e cortá-las!); queques com uma cobertura divertida e alusiva à temática; maças cortadas aos cubos; bolachas dos seus bonecos favoritos; se tiver um quintal e alguém disposto a ligar o grelhador, cachorros e hambúrgueres grelhadas são sempre bem-vindas! Se precisar de um pouco de inspiração, espreite estas receitas! Em termos de bebidas, opte por sumos e leite em pacotes, sendo a utilização de louça e talheres descartáveis a melhor opção para este género de convívios.

O bolo

O “uau” deve ser reservado para o bolo e, hoje em dia, existem muitas pastelarias especializadas que tanto fazem um bolo em formato de navio de piratas, como um com a cara do Noddy ou da Dora Exploradora. Surpreenda-se com todas essas criações e, melhor, surpreenda o pequeno aniversariante e os seus amigos!

Jogos e outros entretenimentos

Se vai ter múltiplas atividades, organize todos os momentos da festa com horários e duração específica para que nada fuga ao seu controle, ou pior, que acabem todos a chorar, principalmente o aniversariante. As crianças estão habituadas às rotinas e será a forma mais eficaz de organizar a festa. Alterne entre jogos energéticos e atividades mais calmas: “cadeiras musicais” e colorir desenhos; uma corrida de sacos ou com um livro na cabeça e a leitura de um livro que vai de encontro ao tema da festa; “cabra cega” e a construção de uma pulseira com contas e missangas ou pinturas faciais. Pode sempre alugar divertimentos insufláveis ou contratar palhaços e outros animadores que terão a sua quota-parte de ideias para tornar qualquer festa infantil memorável. Provavelmente, algumas crianças chegarão mais cedo e outras partirão mais tarde, por isso, defina uma atividade para os entreter enquanto esperam: pode ser assistir a um DVD ou coloque à sua disposição uma máquina descartável – as crianças adoram ser elas a tirar fotografias! Não se esqueça de pensar em lembranças para dar a todas as crianças, evitando destacar quem ganhou e quem perdeu nos diferentes jogos.  

O grande dia

As crianças não vão reparar se a sala está cheia de pó ou se as louças da casa de banho não estão a brilhar, por isso, deixe as limpezas para depois da festa! Reveja com o pequeno aniversariante a forma como a festa está organizada: primeiro vão ver o filme de aventura, depois vão para o quintal fazer a caça ao tesouro, segue-se o lanche e o bolo (em forma de baú e “recheado” de moedas de ouro!), e no fim todos vão para a sala aonde serão abertos os presentes. Claro que nem sempre tudo vai correr como planeado, por isso, tenha sempre um plano B (caso chova e a festa terá de ser dentro de casa e não no jardim) e esteja atento ao ambiente da festa (se as crianças estão a adorar o teatro infantil que uns primos mais velhos fizeram questão de representar, talvez não vale a pena o jogo de futebol!). Para além disso, alguém vai cair e chorar, sumo será vertido e alguma coisa pode ser partida… é inevitável e ultrapassável. Deixe as coisas fluir e as crianças divertirem-se… afinal de contas, é apenas uma tarde!

A despedida

Despeça-se de cada convidado e os seus pais juntamente com o aniversariante, para que este possa agradecer pessoalmente a todos os seus amigos. Uma fotografia com cada convidado e o aniversariante, seguido de uma lembrança da festa (um saquinho com bombons, com um peluche ou uma caixa de lápis de cera e um pequeno livro para colorir) para cada criança levar consigo, será o toque final num dia perfeito!

Classifique o artigo