Como incluir as crianças na festa de passagem de ano | Pequenada
Início
>
Família
>
Como incluir as crianças na festa de passagem de ano

Como incluir as crianças na festa de passagem de ano

Como incluir as crianças na festa de passagem de ano
Crédito da Imagem: 1

A noite de passagem de ano é um momento de alegria e reunião familiar. Quem tem crianças acaba inevitavelmente por optar por uma festa mais intimista, reunindo os amigos e a família na sua própria casa. Se este vai ser o cenário do seu réveillon, conheça algumas formas engraçadas e originais para incluir os miúdos na noite mais longa do ano, de modo a mantê-los acordados até às 12 badaladas.

Pequenada ao serviço!

Se tem que preparar tudo, desde a decoração da casa, à receção dos convidados, passando pela refeição e respetiva animação da noite de passagem de ano, fique descansado e chame a pequenada ao serviço! As crianças adoram pôr a mesa, ajudar na cozinha, fazer marcadores de lugar… basta pedir!

Decore a casa a pensar neles

Se a festa é de toda a família, a decoração para a passagem de ano não deve excluir os mais novos. Reutilize alguns enfeites de Natal ou até mesmo o que usou nos aniversários das crianças e faça uma decoração festiva especialmente para que elas possam brindar o novo ano em grande estilo. Se vão estar várias crianças em casa, reserve uma parte da sala de jantar ou a cozinha exclusivamente para a pequenada e crie um ambiente 'em miniatura' para que eles se sintam crescidos, participando assim ativamente nas tradições dos adultos.

Filmes à medida

A noite mais longa do ano vai parecer particularmente longa quando as crianças se começarem a contagiar com o espírito festivo e não pararem de correr à volta da mesa, ameaçando os preparativos executados com tanto cuidado e carinho. Tenha alguns DVDs nunca antes vistos à mão ou socorra-se da programação televisiva para entreter os mais pequenos antes e depois da refeição ou durante outros momentos “críticos” da noite de réveillon.

Acabar o ano a brincar

A passagem de ano pode ser a noite perfeita para as crianças experimentarem e se divertirem com todos os presentes que receberam no Natal. Aproveite o facto de as prendas ainda serem novidade – pode até reservar alguns desses presentes exclusivamente para o réveillon (no meio de tanta coisa, os miúdos nem vão dar falta!) – e assegure algumas horas de brincadeira enquanto os adultos põem a conversa em dia!

Noite de réveillon, noite de jogos

Para muitas famílias, não há nada mais agradável do que, depois do jantar de réveillon, passar o serão em frente à lareira de volta dos jogos – desde cartas e dominó, a jogos de tabuleiro ou charadas, passando pela Playstation ou Wii, tudo é permitido. Entre os tradicionais e as novas tecnologias, organize jogos para todos os gostos e para todas as idades, sem esquecer alguns prémios e guloseimas para os vencedores de cada partida. Quem vai acabar o ano a ganhar?

Um brinde às crianças!

O ponto alto do réveillon é, sem dúvida, o brinde da meia-noite que dá as boas vindas ao novo ano e as crianças vão adorar participar nesse momento. Seja com uma garrafa de champanhe infantil ou com um sumo especial, não se esqueça de adquirir alguns flutes em plástico para a pequenada poder brindar como gente grande! E, se não gostarem de passas, pense em alternativas como uvas, framboesas, mirtilos…

Sair de casa? Porque não?!

Não querem ficar em casa a noite toda? Então vistam-se a rigor e procurem uma festa de rua mais pacata que permita levar os miúdos sem que estes se percam no meio da confusão. Estacionem por perto e, no caso dos miúdos mais pequenos, é sempre uma boa ideia levar o carrinho. Em alternativa, deem uma volta de carro para ver toda a animação da cidade e depois estacionem num ponto alto para poderem assistir ao fogo-de-artifício de réveillon: levem mantas, termos com chocolate quente e chã, alguns bolos e deem as boas vindas ao ano novo com um piquenique que as crianças nunca mais vão esquecer! Se tem por hábito sair na passagem de ano, porque não escolher uma festa que inclua babysitting e animação infantil… assim, a diversão dos miúdos e dos graúdos estará garantida e podem juntar-se na hora das 12 badaladas.

Feliz Ano Novo… divirtam-se!

Em casa ou fora dela, com família e bons amigos, comida deliciosa, alguns brindes, jogos, brinquedos, filmes e diversão, está reunida a fórmula de sucesso para manter as suas crianças despertas e participativas na noite de passagem de ano. Afinal, trata-se de uma noite especial para todos. Se tem tradições fortes de réveillon na família, não exclua os mais pequenos desses rituais. Se os brindar com brincadeira e muita imaginação, verá que a pequenada irá recordar para sempre as noites de ano novo passadas na companhia dos pais.