Início
>
Família
>
Como envolver as crianças nos preparativos de Natal

Como envolver as crianças nos preparativos de Natal

Como envolver as crianças nos preparativos de Natal
meninas decoração natal
Crédito da Imagem: 1

As melhores memórias do Natal não se devem resumir à abertura dos presentes, afinal o Advento prolonga-se durante muito mais tempo e pode estar recheado de muitos momentos especiais para mais tarde recordar. Envolver as crianças nas preparações natalícias é uma excelente maneira de lhes incutir todo o espírito mágico desta quadra.

Decorar a árvore. Não há melhor tradição familiar do que a decoração da árvore de Natal, começando pela escolha do pinheiro ou da montagem da árvore artificial. Na hora de enfeitar, deixe que os miúdos ajudem a escolher as decorações a pendurar ou então incentive-os a uma sessão de trabalhos manuais. Existem muitas ideias para elaborar ornamentos de Natal feitos à mão: pintar pinhas; fazer pipocas e colocá-las seguidas num fio que possa circundar a árvore; enfeitar bolas simples com brilhantes; confecionar bonecos de neve, renas e pais natais em feltro para depois serem colados em molas de roupa em madeira (fáceis de prender à árvore); colorir desenhos que depois possam ser recortados e exibidos em vários locais da casa.

O valor de um postal. Embora os tradicionais postais de Natal têm dado lugar aos telefonemas, e-mails e SMS, é sempre bonito receber uma mensagem natalícia na caixa do correio. Juntamente com a pequenada, elabore uma lista de familiares e amigos a quem querem enviar postais e mãos à obra! Se comprarem postais convencionais, dê preferência àqueles vendidos por instituições de solidariedade social (e aproveite para explicar às crianças que estão a ajudar outros com o simples ato de comprar e enviar postais) e escrevam a mensagem em conjunto para depois cada membro da família assinar. Em alternativa, façam vocês mesmos com recurso a algumas folhas de cartolina, marcadores, recortes de imagens alusivas ao Natal retiradas de revistas ou os sempre populares desenhos para colorir. Divirtam-se!

Pequenos rituais. Para tornar cada dia que antecede a noite de Consoada e o dia do Natal ainda mais memoráveis, estabeleça pequenos rituais para manter viva a chama natalícia. Todos os dias quando chegarem a casa, deixe o seu filho acender as luzes da árvore, colocar mais um presente debaixo da mesma, acrescentar um novo ornamento feito em casa ou na escola, abrir mais um quadradinho no seu calendário de Advento, espreitar a caixa de correio para ver se chegaram postais (leiam-nos em conjunto, exibindo-os depois no frigorífico, sobre a lareira ou então pendure uma pequena corda e afixe os postais com molas da roupa). A contagem decrescente para os dias 24 e 25 de Dezembro será igualmente inesquecível.

Prendas de palmo e meio. A célebre carta escrita ao Pai Natal com o pedido de presentes não pode ser esquecida! Aproveite para fazer ainda outra lista com os seus miúdos: a quem é que eles querem oferecer um presente este ano? Vá com eles às compras, adquirindo pequenas lembranças ou incentive-os a confecionarem as suas próprias prendas, incluindo o embrulho e a etiqueta. À medida que cada presente vá ficando pronto, deixe-os colocá-lo debaixo da árvore de Natal.

Cozinha com cheirinho a Natal. Cozinhar com crianças é muito didático e elas adoram! Existem centenas de receitas de Natal que pode aproveitar para experimentar com os seus pequenos ajudantes, por isso, não guarde os doces apenas para os dias 24 e 25 de Dezembro. Para além dos sabores e aromas natalícios, não se esqueça de vestir a rigor a sua cozinha, utilizando as toalhas, guardanapos e louça com motivos da quadra nas semanas do Advento. Porquê guardar tudo isso para usar numa ou duas refeições? Afinal, o Natal é ou não é uma festa? Aproveite para a prolongar o máximo possível… é só uma vez no ano!

Música para os nossos ouvidos. Neste Natal, estimule todos os sentidos – os olhos retêm todas as formas e cores da quadra, as mãos trabalham e decoram com prazer, o nariz absorve os aromas inconfundíveis da época e a boca prova delícias sazonais. Só faltam os ouvidos, por isso, sempre que estiver em casa – a cozinhar, a decorar, a brincar – ponha música de Natal a tocar a alto e a bom som, cante e dance com os seus filhos! Quando estiverem cansados, aproveitem para ver filmes de Natal… ai que saudades!

Para mais tarde recordar. Não guarde a máquina fotográfica e de filmar apenas para os dias 24 e 25 de Dezembro – aproveite para registar outros momentos como a decoração da árvore de Natal, o embrulho de presentes, a confeção de receitas natalícias na cozinha, os miúdos a cantarem “Jingle Bells” a plenos pulmões… Será divertido visionarem estas fotografias e vídeos com a família toda reunida na noite de Consoada, por exemplo.

Até para o ano. Chegado o Ano Novo e normalmente depois da noite e dia de Reis (5 e 6 Janeiro) chega a hora de guardar tudo. Envolva os seus filhos no adeus ao Natal, com a arrumação dos ornamentos (peça-lhes para enfeitar uma caixa de cartão para guardar as novas decorações), dos postais, na desmontagem da árvore ou na plantação do pinheiro no vosso jardim. Escrevem notas de agradecimento ou telefonem a quem enviou prendas às crianças mas não esteve presente nos dias de festa. Passada a época natalícia, façam uma escolha das melhores fotos, imprimam e organizam um álbum de Natal.

Classifique o artigo