Como decorar uma festa infantil | Pequenada
Início
>
Diversão
>
Como decorar uma festa infantil

Como decorar uma festa infantil

Como decorar uma festa infantil
Crédito da Imagem: 1

Decorar uma festa infantil nem sempre é uma tarefa muito fácil, no entanto de uma boa decoração pode depender o sucesso de toda a festa. A seguir vamos conhecer algumas sugestões de decoração para festas infantis e a forma adequada de as realizar.

Muita cor e alegria

As crianças são alegres por natureza e sentir-se-ão muito mais felizes e divertidas num ambiente colorido e luminoso do que num ambiente sofisticado e requintado. Uma festa infantil de sucesso deverá ser decorada em tons alegres, com balões de diversos tamanhos, formatos e cores e pendurados ou soltos pelo chão.

A louça (que convém ser em plástico descartável) é também muito importante e deve ser atraente e engraçada. Por outro lado, deverá ter guardanapos decorados com motivos festivos e bem coloridos, papelinhos espalhados por toda a parte, fitinhas brilhantes, serpentinas e confettis em pequenas taças para que as crianças os possam atirar umas às outras. Enfim, tudo aquilo que possa sugerir festividade e descontração.

Simplicidade e conforto

A decoração para uma festa infantil não deve incluir sofisticação nem requinte. As crianças não são adultos em miniatura, nem estão preocupados em testar o glamour ou o luxo das instalações onde a festa irá decorrer.

As crianças sentem-se bem em ambientes espaçosos, arejados e simples como elas próprias. Arredar os móveis da sala para as atividades das crianças é uma excelente sugestão.

Quem tiver uma garagem espaçosa e segura também lá poderá realizar a respetiva festa. As festas de garagem libertam a casa da confusão, do barulho, da desarrumação e da sujeira e permitem uma maior liberdade de ação às crianças que assim se divertem mais e melhor. A decoração deve manter a mesma beleza das decorações típicas de festas infantis, com balões, alegria, cor e movimento.

Espaço e ar livre

Quando as festas infantis se realizam no bom tempo, uma ideia que tem sempre sucesso garantido são as festas ao ar livre, incluindo piquenique e muita diversão.

Utilizar o quintal, o jardim ou recorrer a um parque público num local a combinar entre todos os pais das crianças é uma ideia que tem vindo a ser posta em prática por um número crescente de pessoas. Cada vez se encontram mais festas infantis a decorrer a céu aberto em parques e jardins públicos e quem já assistiu a uma destas festas pôde testemunhar in loco a forma hilariante como as crianças se divertiam, tirando partido da liberdade de movimentos, dos jogos infantis e do ar livre que as cerca.

A decoração para estas festas ao ar livre é das mais simples possíveis, tudo se baseia em muitos balões pendurados em molhes e dispostos artisticamente nos ramos das árvores mais baixas. Também deverá colocar toalhas coloridas e alegres nas mesas de merenda ou mesmo no chão e vistosas grinaldas em papel esticadas entre umas árvores e outras. Um cartaz grande e bonito pode também ser colocado para servir de cartão de vista à festa.

Mas atenção que todas as festas que impliquem crianças e espaços abertos carecem de um intenso acompanhamento e vigilância por parte dos adultos responsáveis por elas. Nestes casos convém que os pais das crianças estejam também presentes na festa, não impedindo ou atrapalhando a liberdade de movimentos dos mais pequenos, mas cuidando atentamente para que em momento algum corram riscos desnecessários.

Festas temáticas

Estão muito em voga as festas temáticas e as crianças não ficam indiferentes a esta tendência. As festas temáticas exercitam o lado criativo das crianças levando a que tenham de se mascarar e de se mover num cenário muitas vezes condizente com o tema da festa.

Festas infantis temáticas podem ser um sucesso desde que não se exagere na imposição de regras de admissão, e que não se tente espartilhar a alegra natural das crianças dentro de normas de conduta que satisfazem os adultos mas entediam os mais pequenos. O mais comum de se ver nas festas temáticas para crianças é que a meio da festa já poucas crianças se encontram mascaradas, apesar dos esforços por parte dos adultos para que isso aconteça.

A decoração das festas de aniversário ou festas temáticas depende como é óbvio do tema da festa, mas nunca devem ser esquecidos os balões, as serpentinas, os confettis, o bolo de aniversário tradicional, as doçarias e demais iguarias que fazem as delícias das crianças.

Festas na escola

Hoje em dia as nossas crianças passam praticamente mais tempo na escola, perto dos coleguinhas e das professoras do que em suas próprias casas. Por isso o mais natural é que as festas infantis possam também ser feitas na escola, em horário e data a combinar com as professoras e dando o devido conhecimento aos pais das demais crianças.

As festas na escola têm a vantagem de poder reunir todos os amigos de escola que de outra forma poderiam não ter como se deslocar a outro local e ajuda a uma maior integração da criança que oferece a festa. É também uma excelente oportunidade para o convívio infantil dentro de um espaço conhecido e seguro onde os pais podem estar tranquilos quanto ao bem-estar das suas crianças enquanto decorre a festa.

Estas festas infantis devem ser decoradas a preceito: os balões devem ser pendurados, a mesa precisa de estar enfeitada com uma bela toalha alegre, a cada menino pode ser oferecido um chapéu de festa e um saquinho individual com doces lá dentro para levar para casa e pode aproveitar-se o espaço da sala para organizar um animado bailarico entre os convidados.

Um outro ingrediente que não pode faltar nas festas infantis é a música. Todas as crianças adoram música e a decoração tem que contemplar sempre um espaço para se colocar música que anime e divirta as crianças. Dançar, pular, cantar, comer e ser feliz são os objetivos que cada criança espera alcançar quando participa numa festa. Conseguindo reunir uma bonita decoração, apetitosas iguarias, música animada, espaço confortável, segurança e liberdade de movimentos garante-se o sucesso da festa.