Como ajudar as crianças com os trabalhos de casa | Pequenada
Início
>
Educação
>
Como ajudar as crianças com os trabalhos de casa

Como ajudar as crianças com os trabalhos de casa

Como ajudar as crianças com os trabalhos de casa
Menina a fazer os trabalhos de casa
Crédito da Imagem: 1

Apesar de a escola ser o ambiente principal de estudo para o aluno, a participação dos pais nas atividades escolares é fundamental para o rendimento escolar das crianças. Diversos estudos comprovam que o incentivo dos pais faz com que as notas tenham um aumento significativo de, em média, 15%. Isto não significa que os pais devam fazer os TPC dos filhos ou dar as respostas às questões dos exercícios, o que poderia provocar dependência intelectual. O que se pretende? Apenas o papel de facilitadores, que se consegue através de pequenos truques.

Estudar? Só com calma…

É importante que se reserve um ambiente adequado para os estudos, que ofereça tranquilidade e conforto, de preferência longe da televisão e de outros gadgets tecnológicos. É essencial que a criança disponha de uma mesa e uma cadeira que proporcionem uma postura ideal para escrever, bem como uma iluminação apropriada, evitando que as sombras das mãos, do corpo do aluno ou de quaisquer outros objetos possam prejudicar a visão do trabalho.

… e no tempo previsto

A gestão do estudo implica monitorizar a execução dos TPC, estabelecendo uma rotina, com horário e local para os estudos ou execução do trabalho escolar. Não devem ser exercidas pressões, mas também não se deve permitir que a criança fique demasiado tempo a estudar ou a executar uma tarefa, o que propicia a fadiga e o desânimo, provocando aversão às atividades escolares.

A importância das fontes

É essencial que as crianças aprendam que o estudo e os TPC não se fazem apenas com base nos manuais escolares. Para isso, é importante que os pais disponibilizem outros materiais, como livros e revistas, pequenos vídeos e documentários, bem como sites e blogues, onde as crianças possam pesquisar mais informações acerca dos temas que se encontram a estudar.

Viva os testes orais!

Existem diversos estudos que comprovam que a oralidade ajuda na retenção informativa (e no fortalecimento do vocabulário), pelo que os pais deverão colocar questões às crianças, para testar a sua aprendizagem e incentivar a formulação de respostas adequadas. Se a criança não responder corretamente, convém que os pais ajudem na reformulação da resposta, sempre de forma paciente e pedagógica.

Não às críticas

É sabido que o elogio incentiva a melhoria, pelo que as críticas e a falta de paciência devem ficar de lado na hora de acompanhar o estudo e os TPC das crianças. As ofensas verbais e físicas são de evitar, sendo essencial que se elogie as conquistas e os esforços da criança, como forma de as motivar para um aumento da produtividade escolar.

Aprender? É a brincar!

Está provado que o ser humano aprende melhor num ambiente informal e leve. Por isso, sempre que possível, os pais devem facilitar uma aprendizagem divertida e criativa. Se a criança está a aprender sobre as espécies animais, uma visita ao jardim zoológico será uma excelente forma de tornar a aprendizagem mais divertida e rápida. Em alternativa, sempre que possível, pode usar objetos comuns do dia-a-dia para ilustrar conceitos e dar exemplos práticos. Tal como permitir que a criança estude com amigos é excelente para facilitar o estudo e incutir desde cedo a experiência e as vantagens do trabalho em equipa.

Classifique o artigo