7 jogos divertidos para festas infantis | Pequenada
Início
>
Diversão
>
7 jogos divertidos para festas infantis

7 jogos divertidos para festas infantis

7 jogos divertidos para festas infantis
Crianças em festas infantis
Crédito da Imagem: 1

As festas infantis são pontos altos para as crianças que celebram aniversários – juntam os amigos, têm um bolo magnífico pensado especialmente para elas, recebem muitas prendas e divertem-se imenso. Em vez de deixar as crianças a correr à solta na sua próxima festa infantil, organize alguns jogos divertidos e veja a alegria na cara da pequenada. Não se esqueça dos prémios!

1. Ovos a rolar

Coza alguns ovos e utilize-os numa corrida divertida – cada criança tem de empurrar, com o seu nariz, um ovo cozido desde o ponto de partida até à meta. Este jogo pode ser disputado no chão da sala ou no jardim e a primeira criança a atravessar a meta com o seu ovo é a vencedora.

2. Pena no ar

Dê a cada criança uma pena. Quando for dado o sinal de partida, cada criança deve soprar a sua pena de forma a mantê-la no ar. Este jogo pode ainda ser jogado em equipa, sendo que todas as crianças sopram para manter uma única pena no ar. O vencedor é aquela criança ou equipa que conseguir manter a sua pena mais tempo a flutuar.

3. Balões de água a voar

As crianças devem ser divididas em grupos de dois e alinhadas de forma a estarem de frente para o seu par. É dado a cada par um balão cheio de água e quando for emitido o sinal de partida, uma das crianças atira o balão ao seu par; depois de cada lançamento e receção bem-sucedida, as crianças andam um passo para trás para dificultar a tarefa. Sempre que um balão cair ou arrebentar, essa equipa é desqualificada, ganhando aquela que resistir até ao final com o seu balão de água intacto. Mais divertido do que lançar balões cheios de água é o momento em que arrebentam e molham toda a gente – o que faz deste um jogo perfeito para festas realizadas no Verão.

4. Corrida de moedas

Divida as crianças em duas equipas e peça-lhes para formarem duas filas. Dê a cada equipa um recipiente com o mesmo número de moedas e coloque no lado oposto do espaço onde vai decorrer o jogo, um recipiente vazio para cada equipa. Quanto mais pequenas forem as crianças, maiores devem ser os recipientes, para facilitar a tarefa. Quando for dado o sinal de partida, cada criança pega numa moeda, coloca-a entre os joelhos e tem de a transportar e largar dentro do recipiente vazio sem utilizar as mãos. Feito isso, corre de volta à sua equipa e segue a próxima criança. A equipa vencedora é aquela que conseguir transportar primeiro todas as suas moedas de um recipiente para o outro.

5. Cadeiras musicais

Coloque duas filas de cadeiras (com uma a menos do que o número total de crianças) de costas umas para as outras. Ligue a música para que as crianças dancem à volta das cadeiras – quando a música parar, todos têm de se sentar e quem ficar de pé sai do jogo. Antes de voltar a ligar a música, retire uma das cadeiras e assim sucessivamente. O vencedor é aquela criança que conseguir sentar-se na última cadeira. Existe ainda uma versão diferente deste jogo clássico onde ninguém sai a perder: em vez de desqualificar as crianças que ficarem de pé, estas têm de se sentar com outra pessoa e assim sucessivamente até todas as crianças estiverem empilhadas na última cadeira!

6. Caras desenhadas

Afixe duas cartolinas grandes a uma parede, desenhando um círculo ou oval em cada uma das folhas. Divida as crianças em duas equipas, peça-lhes para formarem duas filas e dê à primeira criança um lápis de cera ou marcador. Quando der o sinal de partida, a criança corre para a sua cartolina e tem de desenhar uma das características do rosto (olhos, sobrancelhas, nariz, boca, orelhas, cabelo…), correr de volta à sua equipa e passar o marcador à criança seguinte. A primeira equipa a completar o desenho do rosto ganha!

7. Prenda surpresa

Reúna uma pequena surpresa para cada criança que estiver na festa – um peluche, um chocolate, uma bola ou um chupa-chupa, por exemplo – e embrulhe-a. Depois embrulhe esse presente e a segunda surpresa juntas e assim sucessivamente até ter todas as surpresas embrulhadas num grande presente. Peça às crianças para se sentarem e formar um círculo, coloque música a tocar e passem o presente de criança para criança; quando a música parar de tocar quem tiver o presente na mão pode desembrulhar uma das camadas e ficar com essa surpresa. Repita até todas as crianças tiverem desembrulhado um presente.

Classifique o artigo