Início
>
Alimentação
>
7 formas de tornar a hora da refeição num momento divertido para as crianças

7 formas de tornar a hora da refeição num momento divertido para as crianças

7 formas de tornar a hora da refeição num momento divertido para as crianças
Refeição divertida para crianças
Crédito da Imagem: 1

Todos sabemos que a hora da refeição com crianças nem sempre é tão agradável como gostaríamos – ora porque recusam-se a comer, ora porque fazem birras, ora porque ainda não despertaram completamente ou estão completamente distraídas com outra coisa. Independentemente da causa, existem alguns truques simples que têm uma dupla funcionalidade: fazer com que as crianças comam e, consequentemente, tornar os momentos passados em torno da mesa muito mais agradáveis.

1. Decoração do prato criativa

Quer tornar a hora da refeição mais apelativa e divertida para a pequenada? Experimente um empratamento diferente! Disponha os alimentos de forma a desenhar uma figura divertida como a cara de um ursinho, uma flor, uma casa, ou até mesmo um sol, aproveitando ainda moldes ou cortadores engraçados que possa ter em casa para dar nova vida aos alimentos do costume. As crianças são estimuladas por imagens bonitas, coloridas e divertidas, pelo que vão certamente considerar o prato apetitoso e a hora da refeição acaba por ganhar um novo encanto.

2. Refeições interativas entre adultos e crianças

Não é por acaso que as crianças comem a sopa quando esta vai a voar na colher e aterra na sua boca. De facto, a técnica do “aviãozinho” é uma forma de comer à qual as crianças acham muita piada e entram facilmente na brincadeira. Outra técnica que incentiva à diversão na hora de comer é a da colherada para o pai, outra para a mãe e ainda outra para o mano, onde a criança é incentivada a comer para não deixar ninguém de fora. Uma estratégia que torna a refeição num jogo em vez de um campo de batalha.

3. Um pouco de música ambiente, por favor!

Quem não gosta de ouvir uma música ambiente durante a refeição? Então o desafio é desligar a televisão na hora de jantar e passar a ouvir música, sendo que cada elemento da família tem o direito de escolher a banda sonora de forma rotativa. Para além de animar qualquer refeição, esta é também uma excelente forma de introduzir as crianças ao maravilhoso mundo da música e dos seus diferentes géneros. Não vai haver motivo para a pequenada não comer tudo! 

4. Juntar os amigos à mesa

As crianças adoram estar com os amigos, por isso, convidá-los para almoçar, lanchar ou jantar é diversão garantida para a próxima refeição. Associar a alimentação ao convívio é um dos pequenos grandes prazeres da vida e as crianças depressa vão perceber isso (e também o facto de terem de terminar a refeição antes de poderem ir brincar com os amigos!). Esta é também uma forma de tornar a refeição dos miúdos mais divertida, deixando-as conviver durante o período da refeição. E quem diz amigos, diz também as bonecas, peluches e figuras de ação preferidas da pequenada – convidá-los para a mesa vai, sem dúvida, tornar qualquer refeição bem mais divertida!

5. Decorar a mesa: porque os olhos também comem!

Outra forma de tornar a refeição das crianças mais divertida é através da decoração da própria mesa: use pratos, copos, talheres, toalhas, guardanapos e até marcadores de lugar que chamem a atenção da pequenada! Ter um copo preferido, talheres coloridos e adequados às suas pequenas mãos pode fazer toda a diferença na hora de sentar e comer. Pedir ajuda à pequenada para por a mesa é uma tarefa doméstica que elas não só gostam, como vai ajudá-las a associar a hora da refeição a um momento agradável.

6. Fazer um piquenique divertido

As refeições nem sempre se fazem em torno da mesa da cozinha ou da sala de jantar, pois não? A pequenada lá de casa vai adorar saber que a próxima refeição vai ser em formato piquenique – seja na varanda ou no jardim lá de casa, na praia ou no parque da cidade, ou até mesmo no chão da sala em frente à lareira num dia de chuva… os miúdos nunca mais vão olhar para a hora de comer da mesma maneira! E apostamos que não vai sobrar nem uma migalha!

7. Organizar uma refeição educativa

A hora da refeição pode ser lúdica, mas também pode ser educativa. Os adultos podem aproveitar para, enquanto saboreiam uma bela receita em família, explicar às crianças de onde vêm os alimentos ou por que motivo as cenouras fazem bem aos olhos ou porque é que os ovos são um super alimento para as crianças, incentivando-as ainda a fazerem perguntas sobre tudo aquilo que esteja relacionado com a alimentação.

Bom apetite e… divirtam-se!