6 estratégias para tornar as manhãs com as crianças mais rápidas | Pequenada
Início
>
Família
>
6 estratégias para tornar as manhãs com as crianças mais rápidas

6 estratégias para tornar as manhãs com as crianças mais rápidas

6 estratégias para tornar as manhãs com as crianças mais rápidas
Criança a tomar pequeno almoço
Crédito da Imagem: 1

As manhãs começam quase sempre devagar e se envolverem crianças, então mais lentas se podem tornar. Entre levantar, lavar, vestir, tomar o pequeno-almoço e preparar as mochilas, casacos e botas para sair, não são raras as vezes que sai de casa a correr e atrasado, verdade? Aplique estas estratégias para tornar as rotinas matinais lá de casa mais rápidas… e deixe de chegar atrasado à escola e ao trabalho.

  1. Acordar suave. Conhece certamente se a sua criança é uma dorminhoca ou se salta da cama mal avista alguns raios de sol, por isso, acorde-a da forma que ela mais aprecia. Acender a luz repentinamente e puxar os cobertores para trás pode não ser a melhor forma de acordar uma criança, pelo contrário, pode incitar uma birra e atrasar ainda mais a rotina matinal. Levante-se 5 minutos mais cedo e abra a persiana do quarto da criança para ela poder despertar lentamente com a luz natural; se ela adora o seu despertador programem-no em conjunto na noite anterior e atribua-lhe a tarefa de o desligar de manhã; acorde-a com beijinhos e abraços ou coloque a sua música preferida a tocar baixinho. Veja o que funciona melhor!
  2. Planeamento prévio. Existem muitas coisas que podem ser feitas na noite anterior, para evitar atrasos na manhã seguinte. Deixe a mesa posta para o pequeno-almoço, com tudo o que for preciso (tigelas, copos, canecas, pratos, talheres, açúcar, caixas de cereais); escolha a roupa que a criança vai vestir de véspera, deixando tudo junto da sua cama; prepare mochilas e outros sacos que são necessários levar de manhã e coloque tudo à beira da porta de entrada, juntamente com os sapatos e casacos. 
  3. Rotina matinal. Para que os preparativos matinais corram da melhor forma possível e dentro do tempo previsto, é importante manter uma rotina matinal: se é costume a criança levantar-se, vestir-se antes de tomar o pequeno-almoço e só depois lavar os dentes ou vice-versa, mantenha sempre o mesmo sistema. Desta forma, a própria criança saberá exatamente o que tem de fazer e não precisa de si a correr atrás dela.
  4. Jogo do temporizador. As crianças adoram jogos e desafios, por isso, se o seu filho demora uma eternidade a arranjar-se e a tomar o pequeno-almoço de manhã, programe um temporizador (pode ser o da cozinha, por exemplo) e desafie-o a estar pronto antes do tempo terminar.
  5. Televisão desligada. De manhã, há sempre desenhos animados na televisão, o que a torna um íman para as crianças e um dos grandes culpados dos atrasos matinais. Evite ligar a televisão de manhã enquanto a criança se está a vestir e a tomar o pequeno-almoço… se tudo correr conforme o previsto, deixe que a criança veja 5 minutos de televisão enquanto você acaba de se arranjar. Este é ainda um bom incentivo para a criança fazer tudo o que tiver de fazer de manhã, sem birras e sem atrasos.
  6. Espírito de equipa. Saírem de casa a horas e bem-dispostos é a melhor forma de começar mais um dia, por isso, façam por isso enquanto família e sempre com o espírito de equipa presente. Se tudo correu bem, a caminho da escola congratule as crianças por terem conseguido sair de casa a horas e com tudo pronto – diga-lhes que a vossa família é uma excelente equipa. Se, pelo contrário, saíram a correr e atrasados, não deite as culpas para a pequenada, diga-lhes apenas que “amanhã vai correr melhor”.

Classifique o artigo