Início
>
Diversão
>
6 carimbos caseiros para fazer com as crianças

6 carimbos caseiros para fazer com as crianças

6 carimbos caseiros para fazer com as crianças
carimbos caseiros
Crédito da Imagem: 1

Desde decorar folhas de papel rascunho, a grandes cartolinas, embrulhos para presentes ou até peças em barro, quem der um carimbo e tinta para as mãos de uma criança, dá-lhe horas de diversão e criatividade! A melhor parte é que não precisa de ir a correr comprar carimbos para fazer esta atividade com a pequenada – podem simplesmente criar os vossos próprios carimbos caseiros, o que acaba por ser muito mais engraçado!

1. Batatas

Batatas

Um velho clássico, não há forma mais simples de criar carimbos com as crianças do que recorrer às batatas cortadas a meio. Pode usá-las lisas, esculpidas (o manuseio de facas ou x-atos deve ser feito exclusivamente por um adulto) ou encaixar pequenos objetos/brinquedos diretamente na batata e que depois vão dar vida ao próprio carimbo. E já que falamos em vegetais, também pode usar o aipo para o mesmo efeito – ao cortar os pés e colocar tinta no fundo dos mesmos, vai conseguir criar um carimbo de uma rosa muito giro!

2. Conchas & Estrelas-do-mar

Conchas & Estrelas-do-mar

Lembra-se do frasco cheio de conchas e estrelas-do-mar que apanharam na praia ao longo do Verão? São perfeitas para as crianças usarem como carimbos e criar verdadeiras obras de arte com cheiro a férias e a maresia… No que toca às crianças e a este tipo de atividades, a criatividade não tem limites!

3. Borrachas

Borrachas

As tradicionais borrachas retangulares ou as das pontas dos lápis também podem ser facilmente transformadas em carimbos caseiros e tanto podem ser usadas no seu formato original, como cortadas e/ou esculpidas para criar efeitos e formas distintas. As borrachas em formatos especiais e que a pequenada adora (corações, estrelas, Hello Kitty…) são outra excelente opção!

4. Lã ou corda

Lã ou corda

Para criar carimbos únicos para a pequenada, necessita apenas de lã ou corda e alguns pequenos blocos ou cubos de madeira ou de outro material qualquer, sobre o qual se enrola o fio – o resultado final, em termos de textura, é espetacular! A começar pelo enrolar da lã ou corda em torno dos blocos ou cubos de madeira, passando pela diversão que é o próprio ato de carimbar, esta é uma atividade que as crianças vão adorar fazer, vezes sem conta!

5. Cortadores de bolachas

Cortadores de bolachas

A cozinha é uma fonte de inspiração sem fim para qualquer projeto de artes manuais pensado para a pequenada: no caso dos carimbos, os cortadores de bolachas são perfeitos para pressionar na tinta, carimbar folhas de papel e criar desenhos divertidos, que até podem contar uma história. E quem diz os cortadores de bolachas, diz também os moldes para plasticina que as crianças possam ter em casa.

6. Rolhas

Rolhas

As rolhas são outro objeto perfeito que as crianças podem usar como carimbos: para além de muitas já serem trabalhadas, ostentando imagens e relevos que a pequenada vai adorar reproduzir em papel, a cortiça é uma excelente matéria-prima para esculpir e assim criar carimbos caseiros completamente originais! Toca a carimbar… e divirtam-se!

 

Imagens: 1,2,3,4,5,6

Classifique o artigo