5 truques para conseguir que as crianças bebam leite | Pequenada
Início
>
Alimentação
>
5 truques para conseguir que as crianças bebam leite

5 truques para conseguir que as crianças bebam leite

5 truques para conseguir que as crianças bebam leite
Criança e um copo de leite
Crédito da Imagem: 1

Fonte de cálcio e vitamina D, o leite é fundamental para o desenvolvimento e crescimento saudável das crianças mas… nem todas as crianças gostam de leite! Então, como conseguir que o bebam, sem birras e sem copos entornados? É simples! Disfarçando-o ou incorporando-o em outros alimentos…

1. Leite com chocolate

Leite com chocolate

O primeiro truque é também o mais óbvio – trocar o leite branco por leite achocolatado. Numa versão mais saudável, mantenha o leite branco e adicione chocolate solúvel instantâneo. Existem inúmeras marcas no mercado: algumas mais viradas para as crianças, outras mais saudáveis: o que é sempre uma boa opção se não quiser que o consumo diário de chocolate se torne excessivo. No caso de comprar uma marca mais light, deite o chocolate solúvel para um pote divertido e deixe os miúdos adicionarem o seu próprio chocolate e mexer, tornando assim a bebida preparada sozinha por eles, muito mais apetecível.

2. Papas

Papas

Independentemente do tipo de papa que possa preparar para os mais pequenos (Cerelac, papas de aveia ou outra), faça questão de substituir a água por leite aquando da sua preparação. Uma estratégia muito eficaz na hora de conseguir que as crianças bebam algum leite no seu dia-a-dia, sem conflitos à mesa. Torne as papas ainda mais apelativas ao guarnecê-las com mirtilos, framboesas, uvas passas ou amêndoas laminadas se os miúdos gostarem!

3. Batidos

Batidos

Os batidos estão na moda e por algum motivo é: são saudáveis, podem ser uma boa refeição mais ligeira – excelente para aquelas crianças que não comem nada! – e permitem adicionar inúmeros ingredientes, incluindo o leite. Para um batido de pequeno-almoço, pode juntar 1 banana, 1 copo de morangos ou framboesas (frescas ou congeladas) e 1 copo de leite, sendo que pode usar e misturar os ingredientes que desejar, sem nunca esquecer essa preciosa dose diária de leite. Outra grande vantagem: os batidos também são uma excelente forma de incorporar fruta na alimentação das crianças... sem elas saberem!

4. Iogurtes

Iogurtes

Os iogurtes são a salvação de muitas famílias na hora de conseguir que a pequenada coma alguma coisa, qualquer coisa! São também uma excelente maneira de conseguir com que os miúdos ingiram a dose diária recomendada de laticínios (2-3 porções ou cerca de 18% da alimentação diária) – existem inúmeras marcas, formatos, sabores e texturas por onde escolher, é uma questão de irem experimentando até acertar. Para além disso, ou se tiverem miúdos que não são grandes fãs de iogurtes, também podem transformar o mais simples dos iogurtes numa deliciosa sobremesa. Como? Coloque um iogurte no congelador antes do jantar para, no fim da refeição, o desenformar para uma taça e o apresentar como um gelado de sabores! A pequenada não vai recusar!

5. Queijo

Queijo

Outra excelente fonte de cálcio, sem ter de recorrer ao típico copinho de leite branco, o queijo pode ser servido aos mais pequenos das mais variadas e deliciosas formas: em sanduíches frias e quentes, aos cubos no meio de uma salada, derretido sobre um prato de massa, à fatia, barrado sobre tostas, com bolachas ou fruta…

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5