5 formas de potenciar o vocabulário de uma criança | Pequenada
Início
>
Educação
>
5 formas de potenciar o vocabulário de uma criança

5 formas de potenciar o vocabulário de uma criança

5 formas de potenciar o vocabulário de uma criança
Crédito da Imagem: 1

Não precisa de esperar que o seu filho aprenda a ler para começar a desenvolver um vocabulário para além do básico e que seja capaz de o tornar num autêntico conversador e numa criança mais criativa! Potenciar o vocabulário de uma criança é algo que pode facilmente incorporar no dia-a-dia através de pequenos momentos ou divertidos jogos… e a verdade é que ao tornar-se tagarela, isso não só irá impressionar os vizinhos, como irá facilitar o seu ingresso na escola e consequente aprendizagem.

  1. As letras do alfabeto. A base de toda a aprendizagem em termos de falar, ler, escrever e ouvir, o alfabeto é algo que muitas crianças aprendem e memorizam relativamente cedo. Usar o alfabeto para potenciar o vocabulário da pequenada passa pela visualização das letras, ou seja, a criança deve poder reconhecê-las em qualquer lugar: letreiros, outdoors, revistas, livros… Numa saída ao supermercado ou no consultório do médico, peça à criança para procurar e identificar a letra “A”, “C”, “M” e assim sucessivamente, lendo depois em conjunto a palavra que a letra integra.
  2. Palavras e mais palavras. Não há melhor maneira de expandir o vocabulário infantil do que com muita conversa! Quantas mais palavras utilizar numa frase dirigida à criança, maior será a sua absorção desse vocabulário, mais fácil será a aprendizagem de novas palavras e a sua consequente utilização nos dias que se seguem. Sem exagerar, tente ser muito específico sempre que se dirigir à criança e vice-versa, sempre que ela pedir, perguntar ou referenciar alguma coisa.  
  3. Ler, ler, ler. Para além de ser um excelente passatempo para dias chuvosos ou para facilitar a hora da ida para a cama, ler para uma criança é uma das melhores formas de estimular e desenvolver o seu vocabulário. Para além de permitir a aprendizagem de novas palavras, a leitura estimula a conversa, mesmo junto da pequenada que não sabe ler mas que tem sempre muitas perguntas! Uma visita regular à biblioteca da cidade é meio caminho andado para incentivar o gosto pelos livros, pela leitura e pelo vocabulário: deixe a criança escolher os seus próprios livros ou ajude-a a procurar temas do seu interesse.
  4. Sinónimos simples. Fugir do vocabulário habitual, substituindo palavras conhecidas por sinónimos desconhecidos é uma excelente forma de desenvolver o vocabulário de uma criança. Adicionalmente, a criança é incentivada a pensar em formas diferentes de dizer e exprimir a mesma coisa. Pode fazer deste exercício um jogo, onde a criança terá de enumerar o máximo de sinónimos possível para determinada palavra; se ela tiver dificuldade, façam-no em conjunto.
  5. Brincar & Rimar. As rimas são outra forma divertida e pedagógica de solidificar o vocabulário de uma criança: para além de aumentar a sua lista de palavras conhecidas, ajuda-a a perceber as sonoridades distintas que os diferentes tipos de letras conseguem produzir quando são agrupados; e a maneira como as palavras se relacionam entre si. No caminho para a escola, por exemplo, diga 3 ou 4 palavras que rimam, incluindo uma que não rima e pergunte à criança qual é que está a mais; pode ainda sugerir uma palavra e pedir à criança que pense numa que rime com essa. Leiam livros de rimas juntos e, à medida que a criança se vai familiarizando com a história, peça-a para completar as frases.

Classifique o artigo