Início
>
Alimentação
>
14 super alimentos para super crianças!

14 super alimentos para super crianças!

14 super alimentos para super crianças!

A alimentação é uma vertente fundamental no crescimento e desenvolvimento das crianças e existem alguns alimentos que não podem mesmo faltar na dieta alimentar dos mais pequenos. Vai querer imprimir e colocar na porta do frigorífico esta lista de super alimentos para as suas super crianças! Como sabemos, nem todos os miúdos são bons garfos e não é fácil lidar com as crianças que simplesmente não querem comer, por isso, use esta lista para incentivá-los a comer… afinal de contas, vão ganhar super poderes!

1. Leite

Recheado de proteína e cálcio, o leite contribui para o crescimento e fortalecimento do corpo e do cérebro de uma criança. Infelizmente, existem muitas crianças que recusam beber leite… felizmente, existem várias estratégias para incluir esta super bebida no menu dos mais pequenos.

2. Papas de aveia

Uma receita ótima para quebrar a rotina dos pequenos-almoços, as papas de aveia têm pouco açúcar, muita fibra e zero ingredientes artificiais. Vários estudos já demonstraram que as crianças que comem papas de aveia apresentam níveis de concentração superiores na escola quando comparadas com crianças que não comem papas de aveia. Para além de fornecer uma dose contínua de energia, as papas de aveia são ainda reguladores do humor, contêm vitamina B e beta-glucanos (que contribuem para o controle do colesterol e uma menor probabilidade de doenças cardíacas). Existem inúmeras formas de servir as papas de aveia aos mais pequenos: com leite, iogurte e/ou fruta; passados em batidos ou na sopa.

3. Iogurte Grego Magro

Quando comparados com os iogurtes tradicionais, os iogurtes gregos magros têm mais proteína e menos açúcar, assim como “bactérias saudáveis” que facilitam a digestão e fortalecem o sistema imunitário. Para evitar quebras de tensão nos mais pequenos, utilize adoçantes naturais – como mel, ácer ou agave – para dar um toque doce a estes super iogurtes!

4. Mirtilos

A fruta é um alimento fundamental na dieta alimentar das crianças e, mesmo se tiver com dificuldades em conseguir que a pequenada coma a dose diária recomendada de fruta, existem muitos truques para cumprir essa missão! Um deles passa por os introduzir aos super mirtilos que, para além de serem considerados uma das frutas mais saudáveis, estes poderosos antioxidantes são cruciais para um funcionamento cerebral pleno, mas também são bons aliados na luta contra a obesidade, diabetes e doenças cardíacas. E existem muitas maneiras de os incluir à mesa: misturados com iogurtes, papas de aveia, cereais, em batidos, numa salada de fruta ou simplesmente como são!

5. Feijão

Quanto mais escuro o feijão, melhor! Excelente fonte de proteína, cálcio e fibras, o feijão é um super alimento que todas as crianças devem comer porque é uma boa alternativa à carne (ideal para aquela pequenada que se recusa a comer carne!), é saciante, regulariza os intestinos e contribui para a cicatrização das feridas. Para além disso, o feijão pode ser servido das mais diversas maneiras: com massa, como puré, passado na sopa, em wraps ou tacos, como hambúrgueres…

6. Ovos


Para além de serem uma excelente fonte de proteína, zinco e vitamina D, os ovos contêm o nutriente colina, essencial para o desenvolvimento cerebral. Alimento altamente saciante e com mil e uma maneiras de ser preparado, há receitas de ovos para todos os gostos… e para todas as super crianças!

7. Legumes verdes e cor-de-laranja

Todos sabemos que os legumes são muito importantes na alimentação infantil, mas existem alguns super legumes que devem ser a primeira escolha na hora de servir as crianças, até porque recomenda-se que todos os dias devemos (adultos e crianças!) comer um legume verde e um legume cor-de-laranja. Por isso, se procura uma super alimentação para a pequenada lá de casa, tenha sempre estes vegetais em casa: brócolos, feijão-verde, couve-chinesa, repolho, batata-doce e cenouras.  

8. Salmão

Um dos alimentos mais poderosos da roda alimentar, o salmão é, sem dúvida, um super peixe: rico em ómega 3, potencializa o cérebro, contribui para uma visão saudável e tem poderosas propriedades anti-inflamatórias. Os miúdos torcem o nariz ao peixe? Digam que este é cor-de-rosa e está cheio de super poderes! Também ajuda se o servir com alimentos que as crianças já apreciam: com massa, em formato hambúrguer ou desfiado em saladas com um pouco de maionese.

9. Abacate

Uma fruta de sabor suave, o abacate anda literalmente nas bocas do mundo, graças aos seus inúmeros benefícios – tem gorduras salutares que são essenciais para o desenvolvimento cerebral e para a saúde ocular – e várias formas de consumo: pode ser esmagado e comido assim mesmo ou então barrado em pão, torradas ou tostas; pode ser incorporado em saladas, sanduíches ou smoothies e é ainda o ingrediente estrela de um irresistível guacamole, onde as crianças podem mergulhar cenouras, por exemplo.

10. Tomates

O licopeno é o que dá a cor ao tomate, mas este poderoso antioxidante e anticancerígeno está também recheado de benefícios de saúde, fazendo com que o tomate apareça mais vezes nos pratos dos mais pequenos. Fácil de incorporar no menu das crianças, use tomates para fazer molho para as pizzas, massas, almôndegas e chili… por norma, os miúdos adoram estes pratos!

11. Manjericão

Recheado de antioxidantes, ferro, cálcio, potássio, vitamina A, C e K, não há como não incluir esta fragrante erva aromática na alimentação das crianças. Como fazê-lo? Sobre pizzas e massas ou em forma de pesto; disfarçado no molho de tomate ou na sopa para aqueles miúdos mais complicados para comer e que não podem ver “coisinhas verdes” no prato!

12. Cacau

Sabia que o cacau é um dos alimentos com maior concentração de flavonoides? E que ajuda a proteger a saúde oral e cardíaca, bem como a pele dos danos solares? Um super alimento perfeito para a pequenada porque não só é delicioso, como benéfico para a saúde. Certifique-se apenas que utiliza pelo menos 70% de cacau puro e misture no leite, nos batidos ou nas papas de aveia das crianças; polvilhe sobre panquecas, torradas ou iogurtes; ou derreta um pouco de chocolate escuro (70% de cacau puro ou mais) e deixe as crianças molhar morangos, bananas ou outra fruta neste delicioso molho.

13. Manteiga de amendoim

As nozes são uma deliciosa fonte de gorduras saudáveis, proteína, zinco e ferro e quando transformadas em manteiga de amendoim, de caju ou de amêndoa tornam-se irresistíveis barradas no pão, em bolachas ou até em maçã fatiada – pode até adicionar 1 colher aos batidos da pequenada. Procure as marcas com menor quantidade de açúcar ou então experimente fazer a sua própria manteiga de amendoim em casa. Uma super manteiga à qual nenhum super miúdo vai conseguir resistir!

14. Canela

Uma super especiaria que a maioria das crianças adora, a canela é ótima para regularizar o açúcar no sangue e evitar as quebras de energia que muitas vezes desencadeiam aquelas birras que ninguém gosta! No dia-a-dia é muito fácil incluir este “pó mágico” nos alimentos dos mais pequenos: polvilhado sobre o iogurte, cereais, torradas, leite, papas de aveia, panquecas, fruta… vai ser de comer e chorar por mais!


 

Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14

Classifique o artigo