10 snacks saudáveis que substituem os doces | Pequenada
Início
>
Alimentação
>
10 snacks saudáveis que substituem os doces

10 snacks saudáveis que substituem os doces

10 snacks saudáveis que substituem os doces
Crédito da Imagem: 1

Nem sempre é fácil convencer as crianças a comer alimentos saudáveis e indicados para satisfazer as suas necessidades diárias. As tentações repletas de açúcar e com alto teor de gordura processada são mais do que muitas mas, com um pouco de criatividade, é possível converter os mais pequenos para uma alimentação equilibrada e, já agora, divertida! Com esta lista de 10 snacks saudáveis e deliciosos para as crianças, o açúcar passa a ser a exceção.

1. Queques integrais

Com vitaminas, cálcio e fibras, uma tigela de cereais integrais acompanhada de leite e frutas diversas é um pequeno-almoço repleto de energia, capaz de garantir um começo de dia salutar para a pequenada. De forma a tornar os cereais ainda mais apelativos para as crianças e funcionar, simultaneamente, como uma opção saudável para o lanche, faça uma boa fornada de queques integrais. Pode até congelá-los, para ter sempre à mão quando quiser servir um “doce” na hora do lanche… aos olhos das crianças, um delicioso queque é sempre um delicioso queque, não é verdade?

2. Espetadas de queijo e frutas

A proteína fornecida por este snack mantém as crianças saciadas até a hora do jantar e é uma forma muito divertida de conseguir com que a pequenada coma fruta! É extremamente fácil de fazer: basta utilizar paus de madeira para espetadas e neles inserir cubos de queijo com baixo teor de gordura, juntamente com pedaços de diversas frutas. De modo a tornar este snack ainda mais interessante aos olhos das crianças, podem ser utilizados cortadores de biscoitos dos mais distintos formatos para recortar as frutas e o queijo em formas originais, como corações, estrelas, ursinhos, etc.

3. Batidos

As crianças adoram batidos e os batidos – que estão recheados de muitos nutrientes, sabor e um toque doce – adoram as crianças! Como base de qualquer batido, pode optar por leite ou iogurte, sumo de laranja 100% natural e uma banana… mas a ideia também é ir experimentando variadas combinações de fruta fresca ou congelada, de acordo com os gostos ou preferências individuais da criança. É uma ótima maneira de integrar duas ou três porções de fruta e fibra na dieta dos mais pequenos que depressa vão ter aqui um dos seus snacks preferidos!

4. Bolachas de aveia

Que criança não gosta de bolachas na hora de comer um snack? Em vez de comprar bolachas de supermercado, porque não fazer uma boa fornada destes deliciosos biscoitos de aveia em casa, utilizando alternativas saudáveis aos ingredientes convencionais como, por exemplo, açúcar mascavado claro em vez de açúcar branco refinado, e manteiga magra sem sal como substituto da margarina? Depois, basta servir as bolachas com um copo de leite. A melhor parte é que é possível adicionar o que se quiser a esta receita de bolachas de aveia – uvas passas, arandos, mirtilos, damascos secos ou nozes para aumentar o valor nutricional e o sabor. Este é ainda um snack saudável perfeito para mandar para a escola na lancheira da pequenada!

5. Crepes/panquecas integrais

Existem bases de crepes ou panquecas integrais pré-preparadas à venda, pelo que basta simplesmente aquecê-las e adicionar o recheio favorito para obter um snack saudável (mel, compota, fruta, iogurte magro, canela…) e que os miúdos vão devorar em dois tempos! Pode também fazer uma receita caseira de panquecas saudáveis e até congelar para ter sempre à mão.

6. Gelados de iogurte

O iogurte é uma excelente fonte de cálcio e as crianças adoram! De modo a tornar o iogurte ainda mais apetecível, ao mesmo tempo que se adiciona sabor e valor nutricional, basta acrescentar algumas frutas, misturar tudo e colocar o preparado em formas de gelado, levando-o ao congelador durante algumas horas. Obter-se-ão gelados deliciosos e saudáveis com pouco trabalho e a baixo custo, assegurando um lanche delicioso para os mais pequenos. Esta receita é ainda uma excelente estratégia para conseguir que a pequenada beba a dose diária recomendada de leite!

7. Barras de cereais

Em vez de comprar as barras de cereais do supermercado, porque não fazer as vossas próprias barras em casa? Existem inúmeras receitas para barras de cereais saudáveis e deliciosas e, com fruta, manteiga de amendoim, frutos secos e até uma pitada de chocolate, não há criança que resista a este “doce” snack, seja em casa, seja na lancheira da escola!

8. Ovos cozidos

Um ovo fornece quase um terço das necessidades proteicas diárias de uma criança... não é por isso de estranhar que os ovos são um super-alimento, essencial para o crescimento e desenvolvimento da pequenada. Uma boa maneira de servir ovos como snacks é cozê-los: rápido e prático (pode manter ovos cozidos no frigorífico durante alguns dias), é um snack que não suja, as crianças podem comê-lo à mão e até dá para levar para a escola na lancheira.

9. Hummus

  
Feito a partir de puré de grão-de-bico, o hummus é um alimento comum nos países árabes e, apesar de ainda não ser muito conhecido no Ocidente, é um excelente molho para servir às crianças na hora do lanche. Tem um sabor a noz que normalmente agrada aos mais pequenos, é grosso o suficiente para não deixar as mesas muito sujas, e contém ácido fólico, vitamina B6 e ferro. As crianças vão adorar mergulhar bolachas sem sal, tostas ou cenouras neste molho… afinal de contas, qual é a criança que não adora comer com as mãos?!

10. Rolinhos de queijo e fiambre

Queijo e fiambre: uma dupla imbatível na hora de preparar um snack saudável e nutritivo para os mais novos… mais ainda se optar pelas variedades magras, caso do fiambre de peru ou de frango. Um snack rápido e fácil consiste em enrolar uma fatia de queijo e outra de fiambre sobre si mesmas e fazer rolinhos, presos por um palito. Pode acompanhá-los com tostas integrais ou bolacha Maria se a pequenada gostar. Bom apetite!


Créditos Imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Classifique o artigo