10 regras que todos os pais impõem aos filhos | Pequenada
Início
>
Educação
>
10 regras que todos os pais impõem aos filhos

10 regras que todos os pais impõem aos filhos

10 regras que todos os pais impõem aos filhos
Menino a fazer trabalhos de casa
Crédito da Imagem: 1

Para educar uma criança e vê-la transformar-se num adulto consciente e produtivo, é necessário impor várias regras, sendo que existem algumas de ouro e que nunca devem ser descuradas. Como tal, aqui ficam 10 regras que todos os pais impõem aos filhos:

1. Arrumar o que tiram do sítio

Todos os pais ensinam aos filhos a importância da arrumação e é importante, desde cedo, educá-los para que arrumem sempre aquilo que tiraram do seu lugar. Os brinquedos não podem estar espalhados pela casa, se a criança pega num brinquedo porque já se fartou do outro, só deve fazê-lo depois de o arrumar devidamente, no local apropriado. E, no final de todas as brincadeiras, não devem restar bonecos fora do lugar, mas sim todos devidamente arrumados.

2. Respeitar os outros

É importante ensinar sempre as crianças a terem respeito pelos outros, a serem simpáticas, a não fazerem comentários desagradáveis, mesmo que os pensem, devendo guardá-los só para si e a saberem, por exemplo, que falar com outras crianças é diferente de falar com adultos ou até com idosos. Desde logo, deve incutir-se o respeito pelo outro, pois essa é a base de toda a educação.

3. Não falar com estranhos

Esta regra é fundamental para disciplinar as crianças porque ajuda a cuidar delas e a protegê-las. As crianças devem saber distinguir o certo do errado e o bem do mal, pelo que se deve sempre instruí-las a não falar com estranhos, quando estão sem o acompanhamento dos pais, por mais amigáveis que estes pareçam. Por muito que os chamem ou até os aliciem com alguma coisa de que gostam muito, nunca podem ir ao encontro destes estranhos, pois tal representa um enorme perigo para eles.

4. Não passar o dia em frente à televisão

Uma criança saudável tem de brincar ao ar livre e tem de ter brincadeiras distintas, não estando só parada em frente à televisão o dia inteiro. Em primeiro lugar, faz mal à visão estar sempre ligado aos aparelhos eletrónicos e, em segundo, é importante para a criança desenvolver competências com outro tipo de brincadeiras, mais adequadas à sua idade.

5. Fazer os trabalhos de casa

As crianças devem sempre brincar mas, quando estão em idade escolar, devem entender que têm a responsabilidade de estudar e de cumprir as tarefas propostas, como são os trabalhos de casa. A partir do momento em que se impõe esta regra, as crianças devem criar um método autónomo e saber, por elas, que têm de os fazer e que têm de estudar, pois isso só depende deles e, por muito que ainda sejam pequenos, devem, desde logo, compreender que todos os seus atos têm consequências e que é o futuro deles que está em causa.

6. Portar-se bem

Nenhum pai quer chegar à escola e saber que o filho não parou de falar, que teve de ser castigado e nenhum pai quer, por exemplo, estar num restaurante com outros amigos e não conseguir controlar o filho, por este ser demasiado irrequieto e estar a incomodar todos os presentes. Assim, uma das regras que os pais mais impõem aos filhos é a de que se devem portar bem, em todos os ambientes.

7. Não ser agressivo

É normal que as crianças tenham os seus arrufos no recreio da escola e é importante que lhes seja incutido que não podem simplesmente empurrar ou bater nos outros meninos. Os comportamentos agressivos devem ser, desde cedo, reprovados pelos pais, o que vai acabar por eliminá-los da personalidade da criança.

8. Saber partilhar

Muitas vezes as crianças ficam enfurecidas quando outra criança pega num brinquedo que é seu, mas é dever dos pais explicar-lhes que têm que saber partilhar e que não podem agir daquela forma. Se uma criança ficar sempre impune a estas atitudes, irá crescer para se tornar num adulto egoísta e centrado em si mesmo, o que já não acontecerá se, desde pequeno, for "obrigado" a partilhar as suas coisas com os outros, sem qualquer problema.

9. Acatar as ordens dos pais

Para impor qualquer regra, acima de tudo, os pais têm que fazer com que os filhos os respeitem. Pais que chamam constantemente os filhos sem que eles apareçam ou que lhes digam para parar de fazer algo, sem que eles parem, não estão a ter as atitudes mais corretas na educação dos mesmos. Então, uma das regras de ouro é a de respeitar os pais e a de fazer sempre o que eles dizem, mesmo que, na altura, não percebam.

10. Impor rotinas

As crianças ficam confusas quando as regras mudam de dia para dia, por isso, é necessário que os pais não cometam erros graves na educação dos seus filhos. Eles devem educar a pequenada de modo a que estes criem hábitos e rotinas para que lhes seja mais fácil assimilar todas as outras regras.