10 formas de entreter as crianças numa viagem de carro longa | Pequenada
Início
>
Família
>
10 formas de entreter as crianças numa viagem de carro longa

10 formas de entreter as crianças numa viagem de carro longa

10 formas de entreter as crianças numa viagem de carro longa
Criança na cadeira de bébe no carro
Crédito da Imagem: 1

As longas viagens de carro com crianças podem deixar de ser um problema se tiver alguns truques na manga para manter a pequenada ocupada e divertida. Desta forma, com várias atividades planeadas, poderá evitar os gritos de aborrecimento dos miúdos ou aquela famosa pergunta que é feita de 5 em 5 minutos: “já chegamos?”.

Concurso de karaoke com as músicas favoritas da pequenada

Aproveite o início da viagem para ouvir as músicas preferidas das crianças: podem até fazer um concurso de karaoke e ver quem canta melhor. O jogo tornar-se-á mais divertido se os adultos também participarem. Se quiser ir mais longe, faça umas placas com pontos de 1 a 5, para tornar a brincadeira num verdadeiro concurso.

Matemática com as matrículas dos carros

Os números das matrículas dos carros poderão ser o ponto de partida para verdadeiros e divertidos cálculos matemáticos. Peça às crianças para somar, subtrair ou multiplicar todos os números das matrículas que vão aparecendo à vossa frente ou lado. No caso dos mais velhos, pode pedir-lhes para jogar o jogo do 24, um jogo de cálculo mental muito apreciado pelas crianças: utilizando os 4 algarismos da matrícula, deve-se combinar as operações necessárias (soma, subtração, divisão ou multiplicação) para atingir o número 24. Experimente jogar com as crianças e verá que todos ficarão rapidamente viciados neste jogo.

História coletiva

As crianças têm uma imaginação fértil que poderá ser aproveitada para criar uma história coletiva, elaborada com o contributo de todos. Pode aproveitar uma paisagem para começar a história. Por exemplo: “Nesta estrada, há muitos anos atrás, numa noite de nevoeiro intenso...”… e todos vão acrescentando uma frase ou parte à história. Ainda mais divertido seria gravarem tudo para ouvirem mais tarde!

Saco das surpresas

Este jogo implica uma preparação prévia. Cada criança e, se quiserem, cada adulto, deverá escolher dois ou três objetos e colocar num saco opaco, para não se ver o seu conteúdo. Uma das crianças escolhe um objeto e todos têm que adivinhar o que é, colocando perguntas que apenas podem ter como resposta “sim” ou não”. Por exemplo: “É um brinquedo?” ou “É comestível?”. Durante uma viagem de carro longa, podem intercalar este jogo com os restantes, de forma a manter o interesse das crianças.

Jogos de consola

Quando se pensa numa longa viagem de carro com crianças, também não podem faltar os jogos de consola que, à falta de outras ideias, são uma boa oportunidade para manter a pequenada tranquila e ocupada. Esta dica pode não ser tão divertida como algumas das outras atividades apresentadas, mas não deixa de ser uma ocupação a considerar. 

Desenhar para adivinhar

Numa pequeno quadro, caderno, ou se preferir, num tablete, desenhe ideias e/ou sentimentos que a pequenada terá de adivinhar e vice-versa. Vai ver como se tornará num jogo surpreendente, que acabará por envolver adultos e crianças. 

Concurso “Palavras começadas pela primeira letra da matrícula do carro”

Para exercitar o vocabulário das crianças, poderá criar um jogo em que cada um pensa em palavras começadas por uma das letras da matrícula de um carro. Ganha aquele que conseguir dizer mais palavras começadas por essa letra. Se quiser, pode aumentar o grau de dificuldade e cingir o vocabulário a “objetos”, “cidades” ou “países, por exemplo. No caso das crianças mais velhas, poderá ainda pedir-lhes para inventar frases em que utilizam essas palavras.

Diário de bordo

Durante a viagem chame a atenção das crianças para as paisagens ou localidades pitorescas por onde vão passando. Guarde documentos como recibos de portagens, restaurantes, cafés ou outros locais que visitaram. Registe ou peça à criança para o fazer num pequeno diário de viagem e deixe-a tirar fotografias, para depois o ilustrar. Este diário será uma recordação fantástica de uma viagem que nunca mais esquecerão.

Jogo da adivinha

Proponha às crianças adivinhar quem são as pessoas que vão no carro que segue à vossa frente. Homens? Mulheres? Um casal? Qual a idade dessas pessoas? De que cor terão o cabelo? Estarão tristes ou sorridentes? Se quiser ir mais longe, podem tentar adivinhar em que direção vão, ou inventar uma história em torno dessas pessoas. Pode ainda fazer um concurso para ver se essas pessoas respondem ao cumprimento ou sorriso das crianças. Experimente!

Filmes

Claro que numa longa viagem de carro não podem faltar os filmes que facilmente manterão as crianças ocupadas e felizes durante algum tempo. Com recurso a um DVD portátil ou tablete, é uma hipótese a não descurar, quando todos os jogos já foram esgotados e estão a precisar de descansar. Não se esqueça dos auscultadores para os miúdos, assim os adultos podem aproveitar para pôr a conversa em dia ou simplesmente desfrutar do silêncio.

Aproveite todas as paragens da viagem, que devem ser feitas de 2 em 2 horas, para fazer um pouco de ginástica com as crianças, dando-lhes a oportunidade de gastar um pouco de energia e a si para relaxar um pouco. 

Boa viagem pais e pequenada!

Classifique o artigo